Analise o fragmento a seguir. “Toda fonte de _____, seja na...
“Toda fonte de _____, seja natural ou artificial, emite _____ aos materiais de acervos, provocando danos por meio da _____."
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar os itens um por vez:
A - As fontes de luz emitem radiação, que provoca danos por conta da oxidação. Podemos considerar a dualidade da luz, que ora se comporta como partícula, ora como como onda. Se considerarmos a segunda opção, a luz em si não é um agente nocivo, mas sim a sua consequência. Ou seja, a radiação luminosa provoca danos ao documento por meio da oxidação. Correto.
B - Não existe fonte de ar. O ar está presente em todos os ambientes, mesmo que de forma controlada. Há a exceção dos ambientes à vácuo, para tarefas específicas, que são câmaras especiais, mas não se aplica ao depósito de documentos. Errado.
C - As fontes de calor somente podem ser artificiais. Mesmo o calor que se sente do Sol ou outros corpos, são apenas radiações luminosas que se transformam em calor. Além disso, o calor não emite uma onda nociva, é ele próprio a onda. Errado.
D - Não existe fonte de ventilação. Ventilação nada mais é do que a passagem do ar. Errado.
E - Umidade é a qualidade do ar que possui muitas partículas de água em sua composição. A umidade é prejudicial por enfraquecer os componentes do documento, sobretudo as tintas, provocando borrões, ou mesmo causando reações danosas. Contudo, a umidade não se propaga em ondas. Errado.
Gabarito do professor: Letra "A"
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1) A luz do dia (natural) deve ser abolida na área de armazenamento, porque enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com cuidado
9) Evite cópias xerox de documentos. A luz ultravioleta causa danos cumulativos irreversíveis e o manuseio provoca dobras e rasgos nas lombadas
No entanto, do ponto de vista físico/químico, outras alternativas poderiam estar corretas.
A energia desses raios acelera os processos de degradação (oxidação), o que é facilmente verificável quando deixamos um jornal parcialmente coberto por um objeto perto de uma janela onde bata o sol. Após horas ou poucos dias o papel já ficou bem mais amarelado na parte exposta, se comparado com a parte coberta.
Um desses processos de degradação é a foto-oxidação. Os raios ultravioletas atuam como catalisador do processo de degradação ao transportarem grande quantidade de energia para dentro das matérias orgânicas, desencadeando assim uma série de reações químicas que levam, não apenas à mudança de coloração desses materiais, mas também a deterioração, desintegração destes.
Luz causa oxidação agora...
"A lignina, presente no papel, reage à luz e oxigênio, ficando escura. Por isso, os papéis ficam com aspecto amarelo quando velhos. São manchados e perdem qualidade."
Logo, oxidam. A partir desse conceito, entendi a parte da oxidação.
Fonte: Prof. Mayko Gomes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo