Na expressão “votação do Código Florestal”, o termo sublinha...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q251797 Português
Na expressão “votação do Código Florestal”, o termo sublinhado é paciente do termo anterior, ou seja, o Código Florestal é votado. Assinale a alternativa em que o termo destacado exerce essa mesma função.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Opção A
As terras são exploradas

Pessoal, o próprio enunciado da questão já deu a dica da resposta da questão. Quando falou que o termo sublinhado é paciente do termo anterior afirmou que tal termo se trata de um COMPLEMENTO NOMINAL do termo que o precede (nesse caso um substantivo abstrato).

A questão, na verdade, cobrou dos candidatos a diferenciação dos adjuntos adnominais (quando representados por locução adjetiva) dos complementos nominais quando estão ligados  va um substantivos abstratos, que é exatamente o que gera a maior dificuldade de distinção entre essas duas figuras na língua portuguesa...

De modo geral, tanto os adjuntos adnominais quanto os complementos nominais são termos que se ligam a NOMES na língua portuguesa. Enquanto os CN se ligam aos  substantivos, adjetivos e advérbios (esses são os nomes da língua portuguesa), os AAs só se ligam aos substantivos (seja ele concreto ou abstrato). Eis aí a primeira forma de diferenciação: Se o elemento precedente for um adjetivo, por exemplo, não há como termos dúvidas de que estamos diante de um CN.

Como disse antes, a dúvida maior surge quando o termo precedente é um substantivo abstrato - que é o caso da questão.

Para resolver a questão, proponho o seguinte método:

O CN é paciente (passivo) daquilo que expressa o substantivo. Assim: (ALGUÉM) vota o COD. FLORESTAL, assim como (ALGUÉM) explora A TERRA - alternativa A.
Em todas as demais alternativas temos ADJUNTOS ADNOMINAIS. Nas alternativas B e D o termo destacado é AGENTE. Perceba: "O setor COMPETE .." e "A base aliada FUNCIONA.." (procedimento feito transformando o substantivo em verbo). Na alternativa C, o termo antecedente é ADJETIVO - portanto, temos CN também MAS NÃO É TERMO PACIENTE DA EXPRESSÃO ANTERIOR!!!!!!!!! - Essa era a alternativa que poderia gerar alguma dúvida justa, mas o enunciado apontou o critério (DE SER PACIENTE) que deveria basear a resposta do candidato. A alternativa E é AA, sendo termo acessório do termo "leque".
Abraços

Fica a dica: Se a preposição é regida por adjetivo ou advérbio, com certeza e complemento nominal. E se vier regida por substantivo e tiver sentido passivo também e CN.

Para ser Adjunto adnominal a preposição tem de vir de um substantivo, sempre. E sentido ativo também identifica AD. Se vier sem preposição claro é AD. 

Pq q não é a D?

Respondendo ao colega abaixo,Paulo Magalhães. Na letra D, temos que nos atentar a seguinte situação. Normalmente analisamos se os termos exercem função agente ou possessiva , para serem Adjunto adnominal. Da mesma sorte se exerce função paciente, complemento nominal. Neste caso da letra D, funcionamento trata-se de um substantivo abstrato, sendo assim, da base aliada exerce função agente. Fazemos a seguinte pergunta; a base aliada funciona (agente) ou é possuidora do funcionamento (posse), ou seja, Adj. Adn. Funcionamento é dela. É isso!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo