O comando tracert permite verificar a conectividade de rede ...
Considerando o comando acima e o resultado obtido após a sua
execução, julgue os itens a seguir.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O comando TRACERT determina a toda entre o host e um destino, enviando pacotes ICMP para o destino. Nesses pacotes, o TRACERT usa vários valores de tempo de vida útil ( TTL ) de IP. Devido ao fato de cada roteador ao longo do caminho decrementar o TTL do pacote em no mínimo 1 antes de encaminhá-lo, o TTL é efetivamente um contador de salto. Quando o TTL em um pacote atinge o valor zero (0), o roteador envia uma mensagem de ICMP de "Tempo Excedido" de volta para o computador de origem.
Da forma que o comando da questão afirmou , o comando correto seria o PING, que permite verificar a conectividade, sabendo se o host de destino está respondendo a rede ou não.
Portanto a questão está errada.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quando queremos determinar se um determinado host está disponível na rede interna ou mesmo na Internet, frequentemente utilizamos o utilitário ping como um dos primeiros recursos de troubleshooting. O fato de um host não responder ao ping não quer dizer que ele esteja realmente fora da rede, pois este serviço pode estar desabilitado neste host por questões de segurança. O comando, provavelmente já conhecido pelo leitor, é:
ping <host>
Não sei o porquê da questão estar errada.
Mais qual a finalidade do tracert?
O processo de Traceroute (que em português significa rastreio de rota) consiste em obter o caminho que um pacote atravessa por uma rede de computadores até chegar ao destinatário utilizando o protocolo ICMP. O traceroute também ajuda a detectar onde ocorrem os congestionamentos na rede, já que é dada, no relatório, a latência até a cada máquina interveniente.
Então ele vai caminhando entre os roteadores até chegar no último salto. Não quer dizer que está máquina está operando em rede, ele quer saber o caminho percorido até o destino. Já que os roteadores armazenam uma tabela das rotas, é possível saber o caminho sem que a máquina esteja operando em rede.
O tracert utiliza o icmp echo request (icmp 8) com o ttl setado em 1 no primeiro hop. Ao chegar no primeiro roteador esse valor é decrementado, passando a 0. Datagramas com ttl=0 são descartados e um icmp 11 (time exceeded) é enviado à origem.
A resposta padrão para o echo request (icmp 8) é um echo reply (icmp 0) com identificador equivalente, e o mecanismo utilizado pelo tracert não é este. Eis o erro da questão.
http://support.microsoft.com/kb/162326/pt-br
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo