Seis horas após a lesão muscular traumática, ocorrem picos d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374481 Medicina
Após a disseminação do critério diagnóstico da insuficiência renal aguda (IRA) fundamentado na classificação de RIFLE e AKIN, foi possível estimar que 15% a 20% dos pacientes politraumatizados admitidos em UTI desenvolveram IRA precocemente. Julgue o próximo item, no que se refere à IRA em pacientes politraumatizados. 
Seis horas após a lesão muscular traumática, ocorrem picos de mioglobina e de CPK liberados do tecido muscular. O clearance da mioglobina é mais rápido que o da CPK, com redução de seu nível sérico para 40% do pico vinte e quatro horas após a rabdomiólise. A queda da CPK é mais lenta (cerca de 30% do pico por dia), o que permite o diagnóstico da lesão muscular mesmo se passados vários dias do ocorrido.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata da liberação de mioglobina e CPK (Creatina fosfoquinase) em decorrência de uma lesão muscular traumática, associada à insuficiência renal aguda (IRA) em pacientes politraumatizados. A resposta está correta porque, após uma lesão muscular, ocorre um pico de mioglobina e CPK liberados do tecido muscular. A mioglobina, que transporta oxigênio para as células musculares, é eliminada mais rapidamente pelo organismo, com seus níveis séricos reduzidos para 40% do pico após 24 horas. Já a CPK, que participa no metabolismo energético das células musculares, tem uma eliminação mais lenta, com redução de cerca de 30% do pico por dia. Portanto, o diagnóstico de lesão muscular pode ser feito mesmo vários dias após o evento traumático.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo