Valor de CPK dez vezes superior ao valor de referência é co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374482 Medicina
Após a disseminação do critério diagnóstico da insuficiência renal aguda (IRA) fundamentado na classificação de RIFLE e AKIN, foi possível estimar que 15% a 20% dos pacientes politraumatizados admitidos em UTI desenvolveram IRA precocemente. Julgue o próximo item, no que se refere à IRA em pacientes politraumatizados. 
Valor de CPK dez vezes superior ao valor de referência é considerado fator de risco independente para ocorrência de IRA em pacientes politraumatizados.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é insuficiência renal aguda (IRA) em pacientes politraumatizados, com foco na utilização dos critérios diagnósticos RIFLE e AKIN. Esses critérios ajudam a identificar a IRA precocemente, essencial para o manejo adequado dos pacientes em unidades de terapia intensiva (UTI).

Para resolver essa questão, é necessário compreender o papel dos níveis de creatina quinase (CPK) como marcador de dano muscular. Em casos de politrauma, a rabdomiólise pode ocorrer, liberando mioglobina na corrente sanguínea, que é nefrotóxica e pode levar à IRA.

Alternativa correta: C - certo

Justificativa:

O aumento significativo dos níveis de CPK é um indicativo de rabdomiólise, uma condição frequentemente associada a traumas extensos. Quando os níveis de CPK estão dez vezes superiores ao valor de referência, isso sinaliza risco elevado para insuficiência renal aguda devido à sobrecarga renal causada pela mioglobina liberada na circulação. Este conhecimento é essencial para profissionais da saúde que atuam em emergências e UTIs, pois a identificação precoce desses fatores de risco pode direcionar para intervenções que minimizem o dano renal.

A alternativa E - errado não se aplica, pois, conforme explicado, o aumento significativo do CPK é, de fato, um fator de risco independente para o desenvolvimento de IRA em contextos de politrauma.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está correta. A creatina fosfoquinase (CPK) é uma enzima presente em várias partes do corpo, incluindo músculos, cérebro e coração. Quando há dano a esses tecidos, como em casos de politraumatismo, a CPK é liberada na corrente sanguínea. Níveis elevados de CPK são, portanto, um indicativo de dano muscular. Como os pacientes politraumatizados frequentemente sofrem danos nos músculos, é possível que essa condição leve à insuficiência renal aguda (IRA) - os músculos lesionados liberam uma substância chamada mioglobina na corrente sanguínea, que pode ser tóxica para os rins. Portanto, um valor de CPK dez vezes superior ao valor de referência é, de fato, um fator de risco independente para a ocorrência de IRA em pacientes politraumatizados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo