A respeito dos ciclos de refrigeração industriais e dos cicl...
Os ciclos combinados podem ser compostos pela utilização em paralelo de ciclos de refrigeração e de potência; esses ciclos são utilizados quando a diferença entre as temperaturas máxima e mínima do ciclo é pequena, de forma a aumentar a eficiência térmica do processo.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ciclos combinados são utilizados em máquinas térmicas e não refrigeradores.
Geralmente os ciclos estão conectados em série, como por exemplo um ciclo a gás que perde calor para um reservatório Qc. Este calor Qc do ciclo a gás, se torna o Qh do ciclo a vapor.
Esse reaproveitamento energético, impacta em um aumento do rendimento do ciclo, já que menos energia é desperdiçada na troca de calor com o reservatório frio, convergindo para mais trabalho realizado.
O objetivo do ciclo combinado é justamente tirar vantagem da grande diferença das temperaturas máxima e mínimo do ciclo. Ou seja a diferença entre as temperaturas máximas e mínimas do ciclo é GRANDE não pequena. O ciclo de maior interesse é o ciclo de turbina a gás (Brayton) combinado com o ciclo (Rankine). A temperatura dos gases de exaustão da turbina é muito elevada e é aproveitada para gerar vapor no ciclo Rankine.
Sim, existe o uso da combinação do ciclo de geração de potência com ciclos de refrigeração, é o caso do Chiller por absorção.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo