Qual a tipologia do texto deMárioCesarCarvalho?
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Dissertação: expor idéia. Pressupõe uma argumentação (comprovação da idéia). Não existe progressão temporal, mas sim progressão de idéias. Mais utilizado é o presente atemporal (não necessariamente está acontecendo agora).
Narração: ato de contar um fato. Elementos necessários: personagem, tempo, espaço, enredo (fato em si) e pode ter um desfecho. Novela é o texto narrativo perfeito.
Descrição: ato de contar como algo nos mostra, como é. Física ou extra-sensorial (psicológica).
Não existem textos puros, mas apenas predominância.
Fonte: aulas de português do Prof. Aguinaldo Martino do LFG.
"A" dissertação objetiva.
Existem dois tipos :
Objetiva
A dissertação é objetiva quando o assunto é apresentado de forma impessoal, sem impressões do autor, marcado pela linguagem denotativa e referencial, predominando a razão.
Subjetiva
A dissertação é subjetiva quando o assunto é apresentado de forma introspectiva através da linguagem conotativa e metafórica, buscando provocar e emotividade do leitor.
Texto dissertativo
A dissertação é um texto que analisa, interpreta, explica e avalia dados da realidade. Esse tipo textual requer um pouco de reflexão, pois as opiniões sobre os fatos e a postura crítica em relação ao que se discute têm grande importância. O texto dissertativo é temático, pois trata de análises e interpretações; o tempo explorado é o presente no seu valor atemporal; é constituído por uma introdução onde o assunto a ser discutido é apresentado, seguido por uma argumentação que caracteriza o ponto de vista do autor sobre o assunto em evidência e, por último, sua conclusão.
Texto narrativo
Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercadas de narrações desde que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano.
Texto descritivo
Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto refere. Nessa espécie textual as coisas acontecem ao mesmo tempo.
Dissertação : Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. A Dissertação objetiva é a apresentação do assunto de maneira impessoal, caracterizada pela linguagem denotativa. Texto onde prepondera a razão. Já a Dissertação Subjetiva apresenta uma abordagem mais pessoal diante do tema em discussão. Usa- se a 1ª pessoa e uma linguagem conotativa.
Descrição: Um texto em que se faz um retrato por escrito de uma pessoa, um animal, um objeto ou até um determinado lugar, pode-se descrever sensações ou até mesmo sentimentos.
Narração: É um texto em que se conta um determinado fato, podendo ser fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens.
Fontes:
http://portuguesxconcursos.blogspot.com.br/p/tipologia-textual-tipos-generos.html
Tipologia Textual
1. NarraçãoModalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano. É o tipo predominante nos gêneros: conto, fábula, crônica, romance, novela, depoimento, piada, relato, etc.
2. DescriçãoUm texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. Significa "criar" com palavras a imagem do objeto descrito. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se Pega. É um tipo textual que se agrega facilmente aos outros tipos em diversos gêneros textuais. Tem predominância em gêneros como: cardápio, folheto turístico, anúncio classificado, etc.
3. DissertaçãoDissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Dependendo do objetivo do autor, pode ter caráter expositivo ou argumentativo.
3.1 Dissertação-Exposição
Apresenta um saber já construído e legitimado, ou um saber teórico. Apresenta informações sobre assuntos, expõe, reflete, explica e avalia idéias de modo objetivo. O texto expositivo apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. A intenção é informar, esclarecer. Ex: aula, resumo, textos científicos, enciclopédia, textos expositivos de revistas e jornais, etc.
3.1 Dissertação-Argumentação
Um texto dissertativo-argumentativo faz a defesa de ideias ou um ponto de vista do autor. O texto, além de explicar, também persuade o interlocutor, objetivando convencê-lo de algo. Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias. Geralmente utiliza linguagem denotativa. É tipo predominante em: sermão, ensaio, monografia, dissertação, tese, ensaio, manifesto, crítica, editorial de jornais e revistas.
Fonte: http://www.portuguesxconcursos.com.br/p/tipologia-textual-tipos-generos.html
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo