Um Brasil de oportunidades Quando se pensa no Brasil, costum...
Um Brasil de oportunidades
Quando se pensa no Brasil, costuma-se pensar em Carnaval, futebol e belas paisagens naturais. De fato, todos esses elementos compõem a cultura brasileira — e são motivo de orgulho nacional. Mas o País vai muito além: com uma das maiores produções agrícolas do mundo, tem o papel de ser a reserva global de alimentos. É líder inconteste na inovação entre os 33 países da América Latina, região da qual é de longe a maior economia com um produto interno bruto (PIB) de 1,6 trilhão de dólares.
Disponível em: <https://exame.com/revista-exame/>.
Acesso em: 2 fev. 2024, com adaptações.
Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (14)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resolvi da seguinte maneira:
A)O adjetivo “inconteste” tem função sintática de adjunto adnominal de “líder” e de “inovação”. ERRADO, líder seria o predicativo do sujeito (oculto) "o país".
B)O sujeito do verbo “compor”, em “compõem a cultura brasileira”, é “todos”. ERRADO, o sujeito do verbo compor é "elementos".
C)A substituição de “são motivo” por são motivos alteraria os sentidos e afetaria a correção gramatical do texto. ERRADO, não alteraria. O texto permaneceria com o mesmo sentido.
D)A conjunção “Mas”, em “Mas o País vai muito além”, tem valor concessivo no texto. O "mas", na maioria das vezes, é uma conjunção ADVERSATIVA.
E)Em “Quando se pensa no Brasil”, o sujeito é indeterminado. CORRETO, é uma construção da voz passiva sintética, portanto sujeito indeterminado.
Sim, está correto! Em "Quando se pensa no Brasil", o sujeito é indeterminado.
Essa indeterminação ocorre pelo uso da partícula apassivadora "se" com um verbo transitivo indireto (neste caso, "pensar"), na terceira pessoa do singular. Essa construção gramatical indica uma ação cuja autoria não é especificada, tornando o sujeito indeterminado.
O gabarito correto segundo o QC é a alternativa: E
.
.
.
Corrija sua redação conosco! Estamos prontos para transformar sua redação em uma obra-prima com os preços mais acessíveis do mercado.
Correções e serviços a partir de R$15,00.
Entre em contato pelo WhatsApp: 61 99619-4978
Instagram: @projetodiscursiva.
https://linktr.ee/projetodiscursiva
Índice de indeterminação de sujeito:
Verbo de ligação + SE
Verbo intransitivo+ SE
Verbo transitivo Indireto+ SE
A alternativa E) Em "Quando se pensa no Brasil", o sujeito é indeterminado. é a correta.
Explicação:
E) A frase "Quando se pensa no Brasil" tem sujeito indeterminado, pois o verbo "pensa" está na forma pronominal passiva com o pronome "se", caracterizando a indeterminação do sujeito, sem especificar quem está pensando.
Agora, explicando as demais alternativas:
A) O adjetivo "inconteste" é adjunto adnominal de "líder", mas não de "inovação". Ele qualifica apenas "líder" e não "inovação".
B) O sujeito do verbo "compor" em "compõem a cultura brasileira" é "todos esses elementos" (Carnaval, futebol e belas paisagens naturais), e não "todos" isoladamente.
C) A substituição de "são motivo" por "são motivos" alteraria a correção gramatical, pois "motivo" está no singular para concordar com "todos esses elementos", que é uma unidade de sentido no contexto.
D) A conjunção "Mas" em "Mas o País vai muito além" tem valor adversativo, e não concessivo, pois introduz uma oposição à ideia anterior, e não uma concessão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo