A característica fundamental na definição de fato social é
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa E - coercitividade é a correta.
Para entender por que essa é a alternativa correta, é essencial compreender o conceito de fato social na Sociologia, conforme formulado por Émile Durkheim. Durkheim, um dos fundadores da sociologia moderna, descreveu fato social como maneiras de agir, pensar e sentir que são exteriores ao indivíduo e que possuem um poder coercitivo, ou seja, exercem uma força sobre os indivíduos para conformá-los às normas e expectativas sociais.
Coercitividade refere-se à capacidade dos fatos sociais de impor normas e regras aos indivíduos, muitas vezes limitando suas ações e escolhas pessoais. Esse caráter coercitivo garante a conformidade e a integração social, sendo uma característica fundamental na definição de fato social segundo Durkheim.
Vamos analisar as outras alternativas e entender por que elas são incorretas:
A - generalidade: Embora a generalidade (o fato de ser amplamente difundido na sociedade) seja uma característica dos fatos sociais, não é a característica fundamental. A generalidade descreve a abrangência, mas não a essência coercitiva dos fatos sociais.
B - exterioridade: A exterioridade, ou seja, o fato de os fatos sociais existirem fora e independentes da consciência individual, é uma característica relevante. No entanto, assim como a generalidade, a exterioridade não é o atributo que define a força e a influência dos fatos sociais sobre o indivíduo.
C - sistematicidade: Embora a sistematicidade indique uma organização e uma estrutura nos fatos sociais, não é um termo diretamente associado à definição de fato social segundo Durkheim. A sistematicidade pode se referir à ordem, mas não à imposição de normas.
D - objetividade: A objetividade implica que os fatos sociais podem ser estudados de maneira científica e imparcial. No entanto, isso se refere ao método de estudo, não à essência do que constitui um fato social. A objetividade está relacionada à forma de análise, e não à característica intrínseca do fato social.
Portanto, a coercitividade é a essência dos fatos sociais, pois é essa característica que demonstra como as normas e valores sociais se impõem sobre os indivíduos, moldando seu comportamento e pensamento.
Espero que esta explicação tenha esclarecido a questão para você! Se precisar de mais alguma ajuda, estou à disposição.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fatos sociais
No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. O que é exterioridade coercitividade e generalidade? → Um exemplo comum de fato social é a educação imposta aos indivíduos (coercitividade), que já tem uma existência como instituição anterior aos membros da sociedade (exterioridade) e é um fenômeno que se verifica na totalidade da sociedade (generalidade).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo