Observe a imagem abaixo: Em algumas cidades, estabelecimento...
Observe a imagem abaixo:
Em algumas cidades, estabelecimentos públicos e privados já adicionaram às placas de informação de atendimento preferencial o símbolo internacional, que aparece na imagem acima, e que representa as pessoas:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O símbolo internacional destacado na imagem é amplamente reconhecido para representar o atendimento preferencial destinado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse símbolo tem sido adotado em estabelecimentos públicos e privados para facilitar o reconhecimento e a inclusão de pessoas com TEA, oferecendo um atendimento mais acolhedor e adaptado às necessidades específicas desse grupo. Em algumas cidades, essa prática visa promover ambientes mais inclusivos e sensíveis, onde os indivíduos no espectro autista possam usufruir de um atendimento adequado e respeitoso.
O Transtorno do Espectro Autista é uma condição neurodesenvolvimental que envolve desafios variados na comunicação, no comportamento e nas habilidades sociais. Em contextos de atendimento, reconhecer e respeitar o símbolo de preferência para pessoas com TEA é um passo fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva e ciente das diversidades individuais.
A) Que trabalham diretamente na educação ou na saúde infantil. INCORRETO. Esse símbolo é específico para pessoas com TEA e não para trabalhadores da educação ou saúde.
B) Com Transtorno do Espectro Autista. CORRETO. O símbolo internacional apresentado refere-se ao atendimento preferencial para pessoas com TEA, facilitando o reconhecimento e a inclusão dessas pessoas.
C) Soropositivas (HIV). INCORRETO. Pessoas com HIV ou outras condições de saúde têm outro conjunto de símbolos e políticas de atendimento.
D) Da comunidade LGBTQIA+. INCORRETO. Este símbolo não se refere à comunidade LGBTQIA+, que é representada por outros símbolos específicos.
Compreender o uso correto desse símbolo e sua aplicação nos serviços públicos e privados contribui para uma sociedade mais inclusiva e empática, respeitando as diferenças e proporcionando um atendimento adequado a cada necessidade.
Resposta: B
Gabarito do Professor: B
Referências:
Organização Mundial da Saúde (OMS). Diretrizes para a Inclusão de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: <https://www.who.int/>. Acesso em: 07 nov. 2024.
Associação Brasileira de Autismo (ABRA). Símbolos e Inclusão: Atendimento Preferencial para Pessoas com TEA. Disponível em: <https://www.abra.org.br/>. Acesso em: 07 nov. 2024.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo