A teoria estruturalista está voltada para o todo e para o r...
( ) caracteriza o “homo economicus”. ( ) caracteriza “o homem social”. ( ) focaliza o “homem organizacional”.
As afirmativas são, respectivamente,
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Teoria Estruturalista se concentra em entender a organização como um todo interconectado, onde a soma das partes não representa a totalidade do sistema. Essa abordagem reconhece a complexidade das estruturas organizacionais e a inter-relação entre seus elementos. Por isso, é importante esclarecer as caracterizações dos diferentes "homens" dentro das teorias administrativas:
Na Abordagem Clássica, o foco é no "homem econômico", que é motivado principalmente por incentivos materiais e econômicos.
Na Abordagem Humanística, temos o "homem social", em que as relações sociais e a necessidade de pertencimento são destacadas.
A Teoria da Burocracia e outras abordagens como a Teoria Neoclássica e a Teoria Estruturalista enfatizam o "homem organizacional", que é influenciado pelo ambiente corporativo e sua estrutura.
Outras teorias, como a Teoria Comportamental, apresentam o "homem administrativo", que é reconhecido por sua capacidade de tomar decisões em busca de uma satisfação suficiente, e não da máxima otimização.
Já na Teoria dos Sistemas, considera-se o "homem funcional", que age de acordo com as necessidades do sistema do qual faz parte.
Finalmente, a Teria Contingencial descreve o "homem complexo", adaptável e influenciado por uma variedade de fatores, tanto internos quanto externos.
Respondendo à questão, as afirmativas (caracteriza o "homo economicus", caracteriza "o homem social" e focaliza o "homem organizacional") são, respectivamente, falsa, falsa e verdadeira. Portanto, o gabarito correto é a letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Teoria Estruturalista: Focada na estrutura e no ambiente
GABARITO LETRA E
*Homo Economicus tem ligação com a ABORDAGEM CIENTÍFICA (TAYLOR):
Homo Economicus ” - O homem procura o trabalho
não porque gosta dele, mas como meio de ganhar a vida por meio do
salário que o trabalho proporciona. A Administração Científica
fundamenta-se no conceito de que o trabalhador é influenciado
exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais."
*Homem Social tem ligação com a Teoria das Relações Humanas (Elton Mayo)
A concepção de homem social, na Teoria das Relações Humanas é derivado do fato de que a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador, sendo prioritário, o reconhecimento do trabalho, a aprovação e a participação social.
*Homem Organizacional tem ligação com a Teoria Estruturalista
a Teoria Estruturalista focaliza o "homem organizacional", a pessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações. Na sociedade de organizações, moderna e industrializada, avulta a figura do homem organizacional que participa de várias organizações.
Abordagem Clássica >> Homem Econômico
Abordagem Humanística >> Homem Social
Teoria da Burocracia >> Homem Organizacional
Teoria Estruturalista >> Homem Organizacional
Teoria Neoclássica >> Homem Organizacional
Teoria Comportamental >> Homem Administrativo
Teoria dos Sistemas >> Homem Funcional
Teria Contingencial >> Homem Complexo
LETRA E focaliza o “homem organizacional”.
LETRA E)
São ideias centrais da teoria estruturalista:
1. A sociedade de organizações:
Os estruturalistas ressaltam que vivemos em uma sociedade cheia de organizações e que dependemos destas o tempo todo. A sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações, das quais o homem passa a depender.
2. O homem organizacional:
Enquanto a Teoria Clássica caracteriza o “homo economicus” e a Teoria das Relações Humanas "o homem social", a Teoria Estruturalista enfoca o "homem organizacional", àquele que desempenha diferentes papéis em várias organizações.
As organizações modernas passaram a demandar um tipo especial de personalidade na qual estejam presentes a flexibilidade, a resistência à frustração, a capacidade de contemporizar as recompensas e o desejo constante de realização. O desejo de receber recompensas materiais e sociais faz com que o homem aceite desempenhar diversos papéis sociais em seu trabalho.
3. Os conflitos inevitáveis:
Os conflitos entre os interesses dos empregados e os objetivos da organização, são inevitáveis e fundamentais no processo social. Tais conflitos são gerados por tensões que se situam entre necessidades organizacionais e individuais, entre níveis hierárquicos e unidades administrativas. No entanto, quando não administrado pode levar a situação destrutiva.
4. Incentivos mistos:
Os estruturalistas, tanto os clássicos (incentivo material) quanto os humanistas (incentivos e recompensas psicossociais) tinham uma visão fragmentada da realidade e, portanto, entendiam que os indivíduos necessitavam de recompensas materiais e sociais
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo