A personalidade anancástica aproxima-se da personalidade ant...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: Errado (E)
Vamos entender o porquê dessa resposta estar errada e revisar alguns conceitos importantes sobre transtornos de personalidade.
A questão aborda a personalidade anancástica e a compara com a personalidade antissocial. Para responder corretamente, é necessário compreender bem as características de ambos os tipos de personalidade.
Primeiramente, a personalidade anancástica é um termo utilizado para descrever o Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsivo (TPOC). Pessoas com esse transtorno são caracterizadas por uma preocupação excessiva com ordem, perfeccionismo e controle. Elas tendem a ser rígidas, moralistas e inflexíveis, tanto em seus pensamentos quanto em seus comportamentos. Essas pessoas geralmente seguem regras, normas e têm uma forte sensação de obrigação e responsabilidade.
Por outro lado, a personalidade antissocial está associada ao Transtorno de Personalidade Antissocial (TPA). Indivíduos com esse transtorno frequentemente desrespeitam os direitos dos outros, são impulsivos, desonestos e não se importam com as normas sociais. Eles podem ser manipuladores e apresentam um padrão de comportamento irresponsável e criminoso.
A afirmação de que a personalidade anancástica se aproxima da personalidade antissocial no que se refere ao desrespeito às obrigações e normas sociais é incorreta. Na verdade, a personalidade anancástica é marcada pelo extremo respeito e adesão às regras e normas, diferentemente da personalidade antissocial.
Adicionalmente, a questão menciona que pessoas com personalidade anancástica são emocionalmente frias, formais e intelectualizadas, além de reservadas e inflexíveis com a família, o que está mais alinhado com as características do transtorno obsessivo-compulsivo de personalidade. No entanto, a parte final que menciona que elas "mostram-se amáveis e cooperativas" nas primeiras consultas não é uma característica específica desse transtorno e pode variar significativamente entre os indivíduos.
Portanto, a alternativa correta é Errado (E), pois há uma interpretação equivocada sobre como esses transtornos se manifestam em relação às normas sociais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Personalidade Anancástica é o mesmo que Personalidade Obsessivo-Compulsiva.
Anancástico é um termo que se refere à preocupação obsessiva, portanto, um pensamento ou conduta ou transtorno anancástico da personalidade corresponde às características obsessivas-compulsivas da conduta, pensamento ou personalidade.
No caso dos Pensamentos Anancásticos, pode se tratar de pensamentos, imagens mentais ou impulsos para agir obsessivamente, quase sempre angustiantes para o sujeito.
As Idéias Obsessivas (ou Anancásticas) são pensamentos, representações ou impulsos, que se intrometem na consciência do sujeito de modo repetitivo e estereotipado. Em regra geral, elas perturbam muito o sujeito, o qual tenta, freqüentemente resistir-lhes, mas sem sucesso. O sujeito reconhece, entretanto, que se trata de seus próprios pensamentos, mas estranhos à sua vontade e em geral desprazeirosos. Os comportamentos e os rituais compulsivos são atividades estereotipadas repetitivas.
O sujeito não tira prazer direto algum da realização destes atos os quais, por outro lado, não levam à realização de tarefas úteis por si mesmas. O comportamento compulsivo tem por finalidade prevenir algum evento objetivamente improvável, freqüentemente implicando dano ao sujeito ou causado por ele, que ele(a) teme que possa ocorrer. O sujeito reconhece habitualmente o absurdo e a inutilidade de seu comportamento e faz esforços repetidos para resistir-lhes. O transtorno se acompanha quase sempre de ansiedade. Esta ansiedade se agrava quando o sujeito tenta resistir à sua atividade compulsiva.
Às vezes trata-se de hesitações intermináveis entre várias opções, que se acompanham freqüentemente de uma incapacidade de tomar decisões banais mas necessárias à vida cotidiana. Existe uma relação particularmente estreita entre as ruminações obsessivas e a depressão, e deve-se somente preferir um diagnóstico de transtorno obsessivo-compulsivo quando as ruminações surgem ou persistem na ausência de uma síndrome depressiva.
No caso da Personalidade Anancástica ou Obsessiva-Compulsiva, é um transtorno da personalidade caracterizado por um sentimento de dúvida, perfeccionismo, escrupulosidade, verificações, e preocupação com pormenores, obstinação, prudência e rigidez excessivas. O transtorno pode se acompanhar de pensamentos ou de impulsos repetitivos e intrusivos não atingindo a gravidade de um transtorno obsessivo-compulsivo.
Veja Personalidade Anancástica do CID.10 ou em Transtornos da Personalidade, em Personalidade
http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerDicionario&idZDicionario=82
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo