Sobre as afirmações a seguir, assinale a única correta no q...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Seja A um evento qualquer no espaço amostral Ω, ou seja, A é um subconjunto de Ω. O espaço amostral (Ω) é o conjunto formado por todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. Em outras palavras, é o conjunto formado por todos os pontos amostrais de um experimento.
A probabilidade do evento A ocorrer é a razão entre o número de resultados favoráveis e o número de resultados possíveis. Em outras palavras, é o número de elementos do evento dividido pelo número de elementos do espaço amostral a que ele pertence.
P(A)=n(A)/n(Ω).
A partir do quociente acima concluímos que
1. P(Ω)=1=100%. Assim dizemos que Ω é um evento certo.
2. P(∅)=0. Assim dizemos que ∅ é um evento impossível.
Vamos aos itens:
a) Se Ω é um espaço amostral do experimento, todo subconjunto A contido em Ω será chamado de evento, Ω é o evento certo, ϕ o evento impossível. Se o evento ω pertence a Ω, o evento {ω} é dito elementar.
Correto: Só lembrando que um evento elementar (também chamado de um evento atômico ou evento simples) é um evento que contém apenas um único resultado no espaço amostral.
b) Se Ω é um espaço amostral do experimento, todo subconjunto Ω é o evento certo, ϕ o evento vazio. Se o evento ω pertence a Ω, o evento {ω} é dito elementar.
Errado: A será chamado de evento, e não subespaço amostral.
c) Se Ω é um espaço amostral do experimento, todo subconjunto A contido em Ω será chamado de evento, . Se o evento ω pertence a Ω, o evento {ω} é dito elementar. elementar.
Errado: Ω é o evento certo e \epmtyset o evento impossível
d) Se Ω é um espaço de probabilidades do experimento, todo subconjunto A contido em Ω será chamado de evento, Ω é o evento certo, ϕ o evento vazio.
Errado: Se o evento ω pertence a Ω, o evento {ω} é dito elementar
e) Se Ω é um espaço de probabilidades do experimento, todo subconjunto A contido em Ω será chamado de evento, Ω é o evento certo, ϕ o evento vazio
Errado: Se o evento ω pertence a Ω, o evento {ω} é dito elementar
Gabarito: Letra A
ASe Ω é um espaço amostral do experimento, todo subconjunto A contido em Ω será chamado de evento, Ω é o evento certo, ϕ o evento impossível . Se o evento ω pertence a Ω , o evento { ω } é dito elementar .Nesta alternativa, o espaço amostral é representado por Ω, que é o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento. Um evento é simplesmente um subconjunto desse espaço amostral. O evento certo é quando o evento é o próprio espaço amostral (Ω), e o evento imp. é quando o evento não contém nenhum elemento (ϕ). Um evento elementar é aquele que contém apenas um elemento.B Se Ω é um espaço amostral do experimento, todo subconjunto A contido em Ω será chamado de subespaço amostral, Ω é o evento certo, ϕ o evento vazio. Se o evento ω pertence a , o evento {ω} é dito elementar. A afirmação está errada porque chama os subconjuntos de eventos de subespaços amostrais, o que não está correto. O evento certo é quando o evento é o espaço amostral (Ω), e o evento vazio é quando o evento não contém nenhum elemento (ϕ). Um evento elementar é aquele que contém apenas um elemento. C Se Ω é um espaço amostral do experimento, todo subconjunto A contido em Ω será chamado de evento, Ω é o evento vazio, ϕ o evento neutro. Se o evento ω pertence a , o evento {ω} é dito elementar Há um erro ao mencionar que o evento ϕ (evento vazio) é chamado de evento neutro.Na verdade, o evento vazio é conhecido como evento imp , não como evento neutro. O evento neutro não é um termo comumente utilizado na teoria das probabilidades.Portanto, o erro na letra c está na associação do evento vazio com o termo "evento neutro", quando na verdade o correto seria chamá-lo de evento imp. É importante estar atento aos termos corretos utilizados na teoria das probabilidades para garantir a compreensão adequada dos conceitos.DSe Ω é um espaço de probabilidades do experimento, todo subconjunto A contido em Ω será chamado de evento, Ω é o evento certo, ϕ o evento vazio. Se o evento ω pertence a Ω , o evento {ω} é dito único .Essa afirmação está errada porque menciona que Ω é um espaço de probabilidades , o que não é correto. Além disso, chama os subconjuntos de eventos de eventos, o que está certo, mas não é a definição correta de subespaço amostral. O evento certo é quando o evento é o espaço amostral (Ω),e o evento vazio é quando o evento não contém nenhum elemento (ϕ). Um evento único não é o termo correto para descrever um evento com um único elemento ESe Ω é um espaço de probabilidades do experimento, todo subconjunto A contido em Ω será chamado de evento, Ω é o evento certo, ϕ o evento vazio . Se o evento ω pertence a Ω , o evento {ω} é dito unitário .Essa afirmação também está errada porque menciona que Ω é um espaço de probabilidades, o que não está correto. O evento certo é quando o evento é o próprio espaço amostral (Ω), e o evento vazio é quando o evento não contém nenhum elemento (ϕ).Um evento unitário não é o termo correto para descrever um evento com um único elemento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo