A inibição muscular após cirurgia ou lesão é a indicação pri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2540458 Fisioterapia
A inibição muscular após cirurgia ou lesão é a indicação primária para a reeducação muscular. A estimulação elétrica do nervo motor fornece um uso artificial das sinapses inativas e auxilia na restauração de um equilíbrio mais normal ao sistema à medida que a informação sensorial ascendente é reintegrada aos padrões de controle de movimento. O objetivo aqui é o de se reestabelecer o controle. Diante deste contexto, como parâmetros de tratamento para reeducação muscular através da estimulação elétrica, é CORRETO afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - a corrente bifásica pulsada de alta voltagem ou de frequência média pode ser mais efetiva.

Vamos entender por que essa é a resposta correta e analisar as outras alternativas.

Análise da Alternativa B:

A estimulação elétrica é um recurso amplamente usado na reeducação muscular, especialmente após cirurgias ou lesões que causam inibição muscular. A corrente bifásica pulsada de alta voltagem ou de frequência média é indicada porque consegue atingir mais eficientemente os nervos motores, estimulando o músculo de forma adequada para promover a contração e, consequentemente, ajudar na recuperação do controle neuromuscular. Esse tipo de corrente é conhecida por ser eficiente, segura e confortável para o paciente.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A: "O paciente deve ser instruído a não permitir que a corrente faça o músculo se contrair."

Essa alternativa está incorreta porque o objetivo da estimulação elétrica na reeducação muscular é justamente provocar a contração muscular. A contração é necessária para reestabelecer a função muscular e o controle neuromuscular. Portanto, o paciente deve permitir e até colaborar com a contração induzida pela corrente elétrica.

Alternativa C: "O tempo total de tratamento deve ser de 50 minutos e repetido várias vezes ao dia."

Essa afirmação não é correta. O tempo de tratamento e a frequência das sessões de estimulação elétrica variam dependendo da condição do paciente, do objetivo terapêutico e das características do aparelho utilizado. Não há um consenso que determine exatamente 50 minutos e várias repetições ao dia como regra geral.

Alternativa D: "A intensidade da corrente deve ser elevada o suficiente para provocar contração muscular e consequente fortalecimento."

A intensidade da corrente deve ser ajustada para provocar a contração muscular, mas deve ser confortável para o paciente. O objetivo inicialmente é a reeducação muscular, não o fortalecimento, que pode ser um objetivo secundário. A intensidade excessiva pode causar desconforto e não é necessária para a reeducação.

Alternativa E: "A pulsação por duração deve ser estabelecida o mais próximo das cronaxias para neurônios sensitivos."

Essa alternativa está incorreta porque a cronaxia reflete o tempo mínimo necessário para estimular uma fibra nervosa específica, e para a reeducação muscular, a cronaxia relevante é a dos neurônios motores, não dos sensitivos. Focar nos neurônios sensitivos não atenderia ao objetivo de reeducação muscular.

Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor o tema e os parâmetros de tratamento com estimulação elétrica na reeducação muscular. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo