Em 8 de fevereiro de 2015 o jornal G1 publicou a reportagem ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2761621 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em 8 de fevereiro de 2015 o jornal G1 publicou a reportagem intitulada “Assoreamento ameaça secar água em nascente de rio em Goiás”, onde o delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), Luziano Carvalho declarou:

“É muito grave o problema. Aqui tem uma nascente e essa nascente está sendo assoreada, sufocada, muito solo sendo levado, não se fez um trabalho adequado de solo. Temos realmente dificuldades, razão pela qual instauramos um procedimento policial, levamos ao Poder Judiciário, tem um Termo de Ajustamento de Conduta e mesmo assim ainda não é satisfatório esse resultado.”


São consequências do assoreamento, exceto:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão envolve o assoreamento, que é o acúmulo excessivo de sedimentos, como areia, argila e detritos, no leito de corpos d'água. Isso ocorre frequentemente devido à erosão do solo, geralmente causada por práticas inadequadas de uso da terra, como desmatamento e agricultura sem conservação do solo.

Para resolver essa questão, é necessário entender as consequências do assoreamento para os ecossistemas aquáticos e os sistemas de abastecimento de água.

A alternativa correta é: A - Aumento da flora e da fauna aquática.

Justificativa:

A - Aumento da flora e da fauna aquática: O assoreamento, na verdade, diminui a capacidade do corpo d'água de suportar a flora e fauna aquáticas, pois reduz a profundidade do leito e pode aumentar a turbidez, dificultando a penetração da luz solar e reduzindo o oxigênio disponível. Portanto, não causa aumento da flora e fauna, fazendo desta a alternativa correta, já que a questão pede uma exceção.

Examinando as alternativas incorretas:

B - Prejuízo dos sistemas de distribuição de água: O assoreamento pode obstruir sistemas de captação e distribuição de água, aumentando os custos de tratamento e distribuição devido ao excesso de sedimentos.

C - Degradação da água para o consumo: Com o aumento de sedimentos e possíveis contaminantes no corpo d'água, a qualidade da água se deteriora, tornando-a menos adequada para o consumo humano.

D - Diminuição do armazenamento de água nos reservatórios: O assoreamento reduz a capacidade de armazenamento de reservatórios, pois os sedimentos ocupam espaço que seria destinado à água, diminuindo a eficiência e a vida útil desses sistemas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo