A sífilis é um infecção crônica com distribuição mundial cau...
A sífilis é um infecção crônica com distribuição mundial causada pelo Treponema Pallidum. Os seus modos de transmissão são pelo contato sexual ou da mãe para o feto. O Rio Grande do Sul possui a segunda maior taxa de detecção do Brasil (116,2 casos/100 mil hab.). O cirurgião-dentista precisa estar atento aos sinais e sintomas da sífilis para detectar precocemente a doença e ajudar a diminuir esse problema de saúde pública. Relacione a Coluna 1, com o tipo/estágio da sífilis, à Coluna 2, com sinais e sintomas da doença.
Coluna 1
1. Sífilis Primária.
2. Sífilis Secundária.
3. Sífilis Terciária.
4. Sífilis Congênita.
Coluna 2
( ) O local ativo da inflamação granulomatosa, conhecido como goma, aparece como uma lesão endurecida, nodular ou ulcerada, que pode produzir destruição tecidual extensa. Lesões intraorais usualmente afetam o palato e a língua. A língua pode estar envolvida difusamente por goma e aparece aumentada, lobulada e com forma irregular. A forma lobulada é chamada de glossite intersticial e é considerada como resultante da contratura da musculatura lingual após a cicatrização das gomas.
( ) Pode apresentar três características diagnósticas patognomônicas, conhecidas como tríade de Hutchinson: dentes de Hutchinson, queratite ocular intersticial e surdez provocada pelo comprometimento do oitavo par craniano.
( ) Um sinal consistente é uma erupção cutânea maculopapular, difusa e indolor, que é disseminada, podendo atingir as áreas plantar e palmar. Podem apresentar áreas focais de exocitose intensa e espongiose da mucosa oral, levando a zonas de mucosa sensível e esbranquiçada, conhecida como placas mucosas.
( ) É caracterizada pelo cancro. A cavidade oral é a localização mais comum após a região genital. A lesão oral surge como uma ulceração indolor ou, raramente, como uma proliferação vascular semelhante a um granuloma piogênico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: