Julgue o item subsequente, a respeito de tecnologia de fabri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1893592 Engenharia Mecânica
Julgue o item subsequente, a respeito de tecnologia de fabricação mecânica, ciência de dados e tecnologias digitais e eletrotécnica. 

A programação orientada a objetos surgiu como alternativa à programação estruturada; ela aproxima o manuseio das estruturas de um programa ao manuseio das coisas do mundo real. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A programação orientada a objetos (POO) é um paradigma de programação que organiza o código em torno de objetos, que representam entidades do mundo real e possuem características (atributos) e comportamentos (métodos)

a resposta correta para o item é Certo (C). A programação orientada a objetos (POO) surgiu como uma alternativa à programação estruturada e, de fato, busca aproximar o manuseio das estruturas de um programa ao manuseio das coisas do mundo real, através de conceitos como classes, objetos, herança e encapsulamento.

Compreendendo a Programação Orientada a Objetos:

A POO se baseia na ideia de organizar o código em torno de objetos, que representam entidades do mundo real. Cada objeto possui atributos (características) e métodos (comportamentos). As classes servem como modelos para a criação de objetos, definindo seus atributos e métodos comuns.

Vantagens da POO:

  • Modularidade: A POO facilita a organização do código em módulos independentes e reutilizáveis.
  • Manutenabilidade: O código orientado a objetos é mais fácil de ler, entender e modificar.
  • Reutilização: Classes e objetos podem ser reutilizados em diferentes projetos.
  • Abstração: A POO permite ocultar detalhes de implementação, facilitando o trabalho com objetos.
  • Encapsulamento: A POO protege os dados internos de objetos, garantindo a segurança e confiabilidade do código.

Diferenças entre POO e Programação Estruturada:

A programação estruturada organiza o código em blocos sequenciais de instruções, como if-else, loops e funções. Já a POO utiliza classes, objetos, herança e encapsulamento para criar estruturas mais complexas e flexíveis.

Analogia com o mundo real:

A POO aproxima o manuseio das estruturas de um programa ao manuseio das coisas do mundo real da seguinte forma:

  • Classes como modelos: As classes funcionam como modelos para a criação de objetos, assim como um molde de bolo é usado para criar bolos.
  • Objetos como entidades: Os objetos representam entidades do mundo real, como carros, pessoas ou contas bancárias.
  • Atributos como características: Os atributos dos objetos armazenam informações sobre suas características, como cor, nome ou saldo.
  • Métodos como comportamentos: Os métodos dos objetos definem seus comportamentos, como dirigir, calcular juros ou fazer transferências.
  • Herança como similaridade: A herança permite que objetos herdem atributos e métodos de outras classes, assim como filhos herdam características de seus pais.
  • Encapsulamento como proteção: O encapsulamento protege os dados internos dos objetos, assim como uma embalagem protege o conteúdo de um produto.

Conclusão:

A programação orientada a objetos oferece diversas vantagens em relação à programação estruturada, como modularidade, manutenabilidade, reutilização, abstração e encapsulamento. Sua analogia com o mundo real facilita a compreensão e o desenvolvimento de softwares mais complexos e flexíveis.

Lembre-se: A POO é um paradigma de programação poderoso que pode ser aplicado em diversas áreas, como desenvolvimento web, mobile, desktop e jogos. Dominar a POO é uma habilidade essencial para qualquer programador.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo