As escolas de governo têm um papel fundamental a ser desempe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q558626 Administração Pública
As escolas de governo têm um papel fundamental a ser desempenhado na oferta de programas de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, de modo que seja obtida a valorização do servidor público e seu reconhecimento como cidadão, contribuindo para que este apresente um desempenho de qualidade e construa uma nova imagem do serviço público. Julgue o item que se segue, relativo a escola de governo e profissionalização dos servidores públicos.

Uma das formas de coibir o uso clientelístico da administração pública é a valorização da seleção por mérito.


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

A questão aborda um ponto importante dentro da Administração Pública, que é a valorização da seleção por mérito como forma de coibir práticas clientelísticas. Vamos entender melhor este contexto.

Escolas de Governo

As escolas de governo são instituições dedicadas ao treinamento e desenvolvimento de recursos humanos no setor público. Elas têm um papel crucial para a valorização do servidor público e para o desempenho de qualidade no serviço público.

Clientelismo

O clientelismo é uma prática onde cargos e benefícios são distribuídos em troca de apoio político, o que prejudica a eficiência e a ética na administração pública.

Seleção por Mérito

A seleção por mérito é um processo que valoriza as habilidades, competências e qualificações dos candidatos, em vez de critérios políticos ou pessoais. Este processo visa garantir que os melhores e mais qualificados profissionais ocupem os cargos públicos.

Justificativa da Alternativa Correta

A questão afirma que uma das formas de coibir o uso clientelístico da administração pública é a valorização da seleção por mérito. Isso está correto porque, ao adotar critérios objetivos e baseados em competências para a seleção de servidores, a administração pública reduz a incidência de nomeações baseadas em favoritismo político.

Assim, a seleção por mérito promove um ambiente de trabalho mais justo e eficiente, onde os servidores são escolhidos por suas capacidades e não por suas conexões, contribuindo para a construção de uma nova imagem do serviço público, mais profissional e mais comprometida com o bem-estar da sociedade.

Dessa forma, a valorização da seleção por mérito é, sem dúvida, uma ferramenta eficaz para combater o clientelismo e promover a profissionalização no serviço público.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Clientelismo é a utilização dos órgãos da administração pública com a finalidade de prestar serviços para alguns privilegiados em detrimento da grande maioria da população, através de intermediários, que podem ser prefeitos, vereadores, servidores públicos, deputados, secretários, pessoas influentes, etc.

O Clientelismo é o famoso QI, Quem Indica.

Eu particularmente gosto de comentários bem sucintos e diretos, mas esse da Maitana se superou. rsrsrs

Ou seja,  subliminarmente, concurso público. Mertitocracia. 


GAB CERTO

O clientelismo não enfatiza o desempenho e nem incentiva a busca de aprimoramento e a aquisição de competências a serem aplicadas na organização com o propósito de alcançar seus objetivos e metas estratégicas. (Andréia Ribas)

Ou seja, o que é valorizado é o seu tempo de serviço e a proteção ao cargo e não o mérito das suas competências e seus resultados.

Resposta: Certo

1. Clientelismo: “relação entre atores políticos que envolve concessão de benefícios públicos, na forma de empregos, benefícios fiscais, isenções, em troca de apoio político, sobretudo na forma de voto”

2. Corporativismo: É uma prática de organização social, por meio de entidades representativas que detêm o monopólio da representação. Possuem a finalidade de remover ou neutralizar os conflitos

2.1. Corporativismo estatal: O Estado escolhe os interlocutores das entidades representativas, controlando-as.

2.2. Neocorporativismo: As associações/ entidades representativas passam a decidir com o Estado as questões políticas. Neste modelo, o Estado não cria as entidades, apenas concede-lhes o reconhecimento institucional e lhes delega algumas funções. “As entidades privadas que conquistam o direito de participar do processo decisório”. Originou-se na Europa como fruto do capitalismo e da democracia

 

Livro: Administração Geral e Pública - Augustino Paludo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo