Mário, cliente do Banco Z, após vencer um procedimento lici...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q233930 Arquitetura
Mário, cliente do Banco Z, após vencer um procedimento licitatório regular, pretende realizar um projeto de natureza arquitetônica e urbanística no município X. Necessitando de numerário, postulou acesso a financiamento público, intermediado pelo Banco Z.

Nesse caso, para atender às exigências legais, o projeto arquitetônico deverá possuir
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra D, conforme Lei 5096/04, Art. 27, Par. 2º: "Junto às botoeiras externas do elevador, deverá estar sinalizao em braile em qual andar da edificação a pessoa se encontra."
Decreto nº 5296/04

na letra D quando ele fala "onde a pessoa se encontra" dá a impressão que só no andar que ela está, ou morar tem que ter a sinalização em braile. Fiquei em dúvida, mas pela lógica é a correta.

Alternativa correta "D"

 d) ) sinalização em braille do andar da edificação onde a pessoa se encontra, localizada junto às botoeiras externas do elevador.


DECRETO DE LEI 5.296/04

Seção III

Da Acessibilidade na Habitação de Interesse Social

  Art. 28. Na habitação de interesse social, deverão ser promovidas as seguintes ações para assegurar as condições de acessibilidade dos empreendimentos:

  I - definição de projetos e adoção de tipologias construtivas livres de barreiras arquitetônicas e urbanísticas;

  II - no caso de edificação multifamiliar, execução das unidades habitacionais acessíveis no piso térreo e acessíveis ou adaptáveis quando nos demais pisos;

  III - execução das partes de uso comum, quando se tratar de edificação multifamiliar, conforme as normas técnicas de acessibilidade da ABNT; e

  IV - elaboração de especificações técnicas de projeto que facilite a instalação de elevador adaptado para uso das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

  Parágrafo único. Os agentes executores dos programas e projetos destinados à habitação de interesse social, financiados com recursos próprios da União ou por ela geridos, devem observar os requisitos estabelecidos neste artigo.

  Art. 29. Ao Ministério das Cidades, no âmbito da coordenação da política habitacional, compete:

  I - adotar as providências necessárias para o cumprimento do disposto no art. 28; e

  II - divulgar junto aos agentes interessados e orientar a clientela alvo da política habitacional sobre as iniciativas que promover em razão das legislações federal, estaduais, distrital e municipais relativas à acessibilidade.


Misericórdia, não estudei isso para o concurso de 2021

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo