Em quais condições é recomendado o uso de vasoconstritores:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2097310 Odontologia
Em quais condições é recomendado o uso de vasoconstritores:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Alternativa A

Vamos discutir a questão, começando pela alternativa correta e depois explicando as alternativas incorretas.

Alternativa Correta: A - Paciente sem nenhuma complicação sistêmica.

Os vasoconstritores, como a epinefrina, são frequentemente adicionados aos anestésicos locais para prolongar o efeito da anestesia, reduzir o sangramento no local e diminuir a absorção sistêmica do anestésico. Em pacientes sem complicações sistêmicas, o uso de vasoconstritores é considerado seguro e eficaz. Não há contraindicações específicas nesses casos, o que torna essa situação ideal para a aplicação de anestésicos com vasoconstritores.

Alternativas Incorretas:

B - Paciente com hipertensão não controlada.

Pacientes com hipertensão não controlada têm um risco aumentado de eventos cardiovasculares quando expostos a vasoconstritores. A epinefrina pode aumentar a pressão arterial e causar taquicardia, o que é perigoso para esses pacientes. Portanto, o uso de vasoconstritores é contraindicado nessas condições.

C - Paciente com diabetes mellitus não controlado.

Em pacientes com diabetes mellitus não controlado, o uso de vasoconstritores pode ser problemático. A epinefrina pode interferir no controle glicêmico ao promover a liberação de glicose no sangue, exacerbando a hiperglicemia. Além disso, esses pacientes podem ter maior risco de complicações cardiovasculares, tornando o uso de vasoconstritores arriscado.

D - Paciente com cirurgia recente de ponte de artéria coronária.

Para pacientes que passaram por cirurgia recente de ponte de artéria coronária, o uso de vasoconstritores pode aumentar o risco de eventos isquêmicos e complicações cardíacas. A epinefrina pode causar vasoconstrição coronariana e aumentar a carga de trabalho do coração, o que é indesejável em pacientes com doença cardíaca recente ou instável.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa A, "Paciente sem nenhuma complicação sistêmica", é a resposta correta porque o uso de vasoconstritores está indicado quando não existe nenhuma condição de saúde que possa ser agravada por sua ação farmacológica. Vasoconstritores, como a epinefrina, são frequentemente utilizados em anestésicos locais para diminuir o sangramento e prolongar a duração da anestesia, mas podem aumentar a pressão sanguínea e a demanda de oxigênio pelo coração. Por isso, são contraindicados ou devem ser usados com extrema cautela em pacientes com condições como hipertensão não controlada (alternativa B), diabetes mellitus não controlado (alternativa C), e aqueles que tiveram procedimentos cardíacos recentes, como cirurgia de ponte de artéria coronária (alternativa D), pois nestes casos o risco de complicações cardiovasculares é aumentado. Em um paciente sem complicações sistêmicas, o uso de vasoconstritores é considerado seguro e pode ser benéfico para o procedimento odontológico ou médico a ser realizado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo