As relações regionais do Brasil adquiriram, na matriz neoli...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1636079 Conhecimentos Gerais
As relações regionais do Brasil adquiriram, na matriz neoliberal dos anos de 1990, um novo sentido estratégico a partir do aprofundamento da política regional desenvolvimentista. O projeto neoliberal brasileiro ganhou centralidade na busca pela sua inserção internacional. Neste contexto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

Vamos entender o contexto da questão e a justificativa para a alternativa correta.

A questão aborda o tema das relações regionais do Brasil durante a década de 1990, um período marcado pelo neoliberalismo. O neoliberalismo é uma corrente de pensamento econômico que prega a redução do papel do Estado na economia, a liberalização do comércio e a abertura para o mercado internacional. Nesse contexto, o governo brasileiro buscava se inserir de forma mais competitiva na economia global.

Ao analisar as alternativas, temos que considerar como o Brasil reorientou suas relações internacionais nesse período:

Alternativa A: Esta alternativa afirma que houve um direcionamento do Brasil para a relação com países desenvolvidos, em detrimento das relações com países do terceiro mundo. Essa afirmação está correta porque, durante os anos 1990, o Brasil passou a buscar uma maior integração com os países desenvolvidos, especialmente visando atrair investimentos estrangeiros e ampliar o comércio internacional. A política externa do Brasil nesse período realmente focou mais em estreitar laços com economias avançadas.

Alternativa B: A afirmação de que o Brasil conquistou uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU é incorreta. O Brasil sempre buscou um assento permanente, mas até o momento não o conseguiu.

Alternativa C: Embora o Brasil tenha ganho destaque na produção de commodities como soja e laranja, não é correto afirmar que superou a produção americana a ponto de se destacar internacionalmente por isso no contexto específico da década de 1990.

Alternativa D: Esta alternativa sugere que o fim da Guerra Fria e a globalização inviabilizaram a inserção dos países periféricos como o Brasil no sistema internacional, o que não é verdade. Na verdade, esses processos abriram novas oportunidades, ainda que desafiadoras, para países emergentes se integrarem na economia global.

Alternativa E: Aqui, fala-se em uma política voltada para acordos bilaterais baseados na relação sul-sul, mas a ênfase maior da política externa brasileira, sob a ótica neoliberal dos anos 1990, foi com países do norte desenvolvido, e não exclusivamente com países em desenvolvimento.

Portanto, a Alternativa A é a correta, pois reflete de forma precisa a orientação da política externa brasileira durante a década de 1990, focada em fortalecer laços com países desenvolvidos para viabilizar sua inserção internacional.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo