Considerando a situação descrita no Texto III, assinale a a...
Texto III
“Projetos de mineração da Vale pressionam territórios
quilombolas no Maranhão e Pará”
No mês de julho o maior empreendimento da Vale, Projeto Serra Sul (S11D) recebeu dos órgãos ambientais do governo federal, o Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) a licença de instalação do projeto da mina e da usina de beneficiamento do minério de ferro, apesar de parte da área integrar a reserva ambiental da Floresta Nacional de Carajás. A pressão sobre reservas ambientais e territórios das populações originárias é uma das características de tais projetos na Amazônia”.
Jornal Amazônia online- agosto/2013 (com adaptações)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: D
A questão aborda a temática da sustentabilidade e do impacto ambiental, especialmente no contexto de grandes projetos minerários, como o Projeto Serra Sul da Vale. Este tema é recorrente em concursos públicos, pois envolve conhecimentos sobre legislação ambiental, políticas públicas e a interação entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental.
No enunciado, é destacado que, mesmo com a obrigatoriedade de realizar estudos de impacto ambiental, os impactos têm ocorrido de maneira significativa, afetando tanto a população local quanto os ecossistemas. Vamos analisar por que a alternativa D é a correta.
Alternativa D: "Apesar da obrigatoriedade da realização de Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais no país, tem se observado que os impactos não têm sido de fato aferidos a fim de salvaguardar o bem-estar das populações locais e dos ecossistemas."
Essa alternativa está correta porque reflete a realidade descrita no texto de que, embora haja exigências legais para a realização de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA), na prática, muitas vezes esses estudos não são suficientes para evitar impactos negativos nas comunidades quilombolas e nos ecossistemas. A pressão pelo desenvolvimento econômico pode levar à concessão de licenças ambientais mesmo quando há riscos consideráveis ao meio ambiente e às populações locais.
Para resolver questões como essa, é crucial ter um bom entendimento sobre:
- Legislação Ambiental Brasileira, incluindo a Lei n° 6.938/81 - Política Nacional do Meio Ambiente.
- Instituições Ambientais como o IBAMA e o ICMBIO, e suas funções na proteção ambiental.
- Procedimentos de Licenciamento Ambiental, especialmente os estudos de impacto ambiental e as audiências públicas.
Vamos agora descartar as demais alternativas para esclarecer quaisquer dúvidas:
Alternativa A: Incorreta. A necessidade de estudos de impacto ambiental antecede a criação do IBAMA, que tem funções mais amplas que apenas definir impacto ambiental, incluindo fiscalização e emissão de licenças.
Alternativa B: Incorreta. O Ministério do Meio Ambiente foi criado em 1992, não no final da primeira década do século XXI. Além disso, não há uma escolha direta entre conservação ambiental e desenvolvimento econômico; ambos são objetivos da política de desenvolvimento sustentável.
Alternativa C: Incorreta. Embora o Projeto Serra Sul tenha impacto econômico, o texto não menciona produtos industrializados como uma das principais exportações do Pará.
Alternativa E: Incorreta. Embora a participação da sociedade civil em audiências públicas seja importante, não é vetado o licenciamento sem ela. A participação é obrigatória em alguns casos, mas não em todos.
Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor a questão e o tema abordado. Caso tenha mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo