Observe os prints de tela a seguir:No post de uma rede socia...
Observe os prints de tela a seguir:
No post de uma rede social, a usuária publicou uma imagem de um carro estacionado numa rua, com água à altura da porta, relatando “Tô dentro do salão, mas olha meu carro! Rezem pra chuva parar!” e, na postagem seguinte, publica uma foto da rua alagada e o carro ao fundo, e sua mão com unhas feitas na frente, com o enunciado “Apavorada”.
Assinale o fenômeno linguístico-discursivo presente no texto/imagem.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Eu marquei na letra A.
Porque
O fenômeno linguístico-discursivo presente nas postagens é a ambiguidade. Na primeira postagem, a usuária expressa preocupação com o carro, que está alagado, enquanto na segunda, ao publicar a foto com a mão e as unhas visíveis, a palavra “apavorada” pode ser interpretada tanto em relação à situação do carro quanto ao estado das unhas. Isso cria uma ambiguidade, pois não fica claro se a preocupação é com o carro alagado ou com a aparência das unhas. A presença da mão e das unhas na imagem, junto à palavra "apavorada", desloca o foco da situação para um possível exagero ou ênfase na estética pessoal, o que gera essa dúvida no leitor.
marquei a também, puts mas msm assim.... a questão é muuuuito subjetiva , traz uma certa confusão entre A e D , pocha melhor colocar um texto para interpretar , do que uma postagem qualquer de rede social, uma fgv ou cebraspe da vida nunca faria uma questão desse tipo... mas enfim..
A e D são as mais prováveis de se marca, no entanto A alternativa A) Ambiguidade não é a mais adequada porque o fenômeno linguístico principal aqui não é a dúvida sobre o real motivo da apreensão da usuária (carro ou unhas), mas sim a mudança de foco entre uma postagem e outra,
na primeira publicação, o foco está claramente na preocupação com o carro alagado. Já na segunda, apesar de ainda existir a situação de alagamento, o destaque é dado para as unhas recém-feitas, gerando uma certa contradição ou incoerência, como se o motivo do "apavoramento" fosse algo trivial em meio a uma situação séria.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo