O debate sobre a ética no serviço social, que deu origem ao ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FADESP Órgão: BANPARÁ Prova: FADESP - 2018 - BANPARÁ - Assistente Social |
Q892623 Serviço Social
O debate sobre a ética no serviço social, que deu origem ao código de ética de 1986, questionou fortemente as matrizes da doutrina social da igreja e do funcionalismo que orientavam a profissão. Desta forma, esse debate procurou romper com
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - uma visão naturalizada da sociedade e as noções de bem comum e de pessoa humana que fundamentavam a discussão sobre ética no serviço social.

1. Tema Central da Questão:

A questão aborda a transformação na compreensão ética do serviço social ocorrida com o Código de Ética de 1986. Este código foi um marco importante ao romper com antigas matrizes orientadoras da profissão, como a doutrina social da igreja e o funcionalismo.

2. Resumo Teórico:

O Código de Ética de 1986 foi essencial para a renovação do serviço social no Brasil. Ele foi desenvolvido em um contexto de redemocratização e de crítica às influências conservadoras, como as noções de "bem comum" e "pessoa humana" que desconsideravam as dinâmicas sociais e as desigualdades estruturais. Em vez disso, a nova ética procurou entender a sociedade em suas contradições e complexidades. Fontes como o Código de Ética de 1986 e textos de Marilda Iamamoto são essenciais para entender essa transformação.

3. Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa A é correta porque destaca a ruptura com uma visão naturalizada da sociedade, que aceitava a ordem social existente como algo dado. A ética discutida no contexto do serviço social passou a questionar essas noções e buscar uma compreensão crítica da sociedade, focando nos conflitos e desigualdades.

4. Análise das Alternativas Incorretas:

B - Esta alternativa incorretamente sugere que o código rompeu com a compreensão de luta de classes. Na verdade, o novo código buscou ressaltar essa compreensão, reconhecendo a importância das desigualdades de classes na análise social.

C - A alternativa C está errada porque propõe o rompimento com uma visão histórica, quando, na realidade, o serviço social passou a adotar uma visão histórica e crítica dos fenômenos sociais.

D - A compreensão da realidade pautada pela contradição e pela luta de classes é, na verdade, um dos pilares do novo enfoque adotado pelo serviço social e não algo a ser rompido.

E - Esta alternativa também é incorreta porque o serviço social, a partir de 1986, passou a incluir o debate sobre a questão social no contexto da luta de classes, em vez de rompê-lo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RESPOSTA CORRETA LETRA A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo