O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo, t...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A. Vamos entender por quê e analisar as demais alternativas.
Alternativa A: "Descargas diretas acontecem quando o canal principal incide diretamente sobre determinada instalação, podendo ocasionar a destruição de paredes e até fundir materiais metálicos."
Esta assertiva está correta. As descargas diretas de raios ocorrem quando o raio atinge diretamente um objeto ou estrutura. Esse impacto direto pode causar sérios danos, como destruição de paredes e fusão de materiais metálicos, devido à alta energia liberada durante a descarga elétrica.
Alternativa B: "Descargas indiretas ocorrem depois do contato direto, seus efeitos sobre as estruturas ou seres vivos concentram-se no ponto de impacto."
Esta alternativa está incorreta. As descargas indiretas de raios são aquelas que afetam áreas próximas ao ponto de impacto através de correntes conduzidas ou induzidas. Seus efeitos não se concentram apenas no ponto de impacto, mas podem se espalhar por uma área maior, causando danos em estruturas e seres vivos que não estão diretamente no local onde o raio caiu.
Alternativa C: "Linhas diagonais de corrente elétrica concentram-se no ponto de impacto do raio, produzindo tensões de toque, tensão de passo, tensões induzidas em condutores próximos e EMI."
Esta alternativa está incorreta. Embora seja verdade que o ponto de impacto do raio pode produzir tensões de toque e de passo, a descrição de "linhas diagonais de corrente elétrica" não está correta. A corrente do raio segue um caminho menos previsível e pode induzir tensões em condutores próximos, mas não necessariamente em linhas diagonais.
Alternativa D: "As descargas atmosféricas promovem tensões induzidas em corpos distantes ao ponto de incidência. Tais tensões constituem a origem da interferência eletromagnética em circuitos de baixa tensão em geral."
Esta alternativa está incorreta. Embora descargas atmosféricas possam induzir tensões em corpos distantes, a explicação de que isso sempre causa interferência eletromagnética em circuitos de baixa tensão é simplista. A interferência eletromagnética (EMI) pode ocorrer, mas não se limita a circuitos de baixa tensão e é influenciada por vários outros fatores.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo