Os bens do domínio dos Estados e dos Municípios

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1039964 Direito Administrativo
Os bens do domínio dos Estados e dos Municípios
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A resolução da presente questão demanda que se aplique a norma do art. 2º, §2º, do Decreto-lei 3.365/41, que assim preceitua:

"Art. 2º Mediante declaração de utilidade pública, todos os bens poderão ser desapropriados pela União, pelos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios.

(...)

§ 2o  Os bens do domínio dos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios poderão ser desapropriados pela União, e os dos Municípios pelos Estados, mas, em qualquer caso, ao ato deverá preceder autorização legislativa."

De tal forma, a leitura das alternativas oferecidas pela Banca revela, claramente, que a única opção acertada é aquela contida na letra "b" ("poderão ser desapropriados pela União, devendo, entretanto, ser precedida de autorização legislativa").

As demais alternativas destoam substancialmente da norma legal de regência, o que as torna equivocadas.


Gabarito do professor: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 2  Mediante declaração de utilidade pública, todos os bens poderão ser desapropriados pela União, pelos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios.

§ 2  Os bens do domínio dos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios poderão ser desapropriados pela União, e os dos Municípios pelos Estados, mas, em qualquer caso, ao ato deverá preceder autorização legislativa.

Só para recordar: se fosse tombamento, seria possível que o ente federado de menor abrangência o fizesse em relação ao ente de maior abrangência. Por exemplo: município tomba um bem pertencente ao Estado ou à União

GABARITO: B

Art. 2º. § 2 Os bens do domínio dos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios poderão ser desapropriados pela União, e os dos Municípios pelos Estados, mas, em qualquer caso, ao ato deverá preceder autorização legislativa.

O que o Ricardo quis dizer é que:

a)Desapropriação: é necessário respeitar o princípio da hierarquia federativa

b)Tombamento: não é necessário respeitar o princípio da hierarquia federativa

_____________________________

Só pode haver desapropriação de um ente maior para o menor. União desapropriando bens dos Estados e estes dos Municípios.

Já o tombamento pode o município tombar um bem pertencente a união.

Fonte do dispositivo mencionado pelos colegas: Decreto-lei 3.365/1941.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo