Sobre o exame de prevenção do câncer de colo do útero, assi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3057553 Enfermagem
Sobre o exame de prevenção do câncer de colo do útero, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é B.

O exame de prevenção do câncer de colo do útero, popularmente conhecido como Papanicolau, é uma ferramenta essencial para a saúde da mulher, pois permite a detecção precoce de alterações celulares que podem levar ao câncer.

A alternativa B está correta porque indica que a coleta idealmente não deve ser realizada se a mulher estiver menstruada, e deve ser feita pelo menos 5 dias após o término do período menstrual. A presença de sangue pode interferir na análise do material coletado, tornando o exame menos preciso.

Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Esta alternativa está incorreta. O Ministério da Saúde recomenda que o exame de prevenção do câncer de colo do útero seja realizado em mulheres entre 25 e 64 anos que já têm ou tiveram atividade sexual. Essa recomendação é baseada em evidências sobre a eficácia do rastreamento na redução da mortalidade por câncer de colo do útero.

C - Embora seja importante evitar relações sexuais antes do exame, a principal razão é que substâncias como espermicidas, lubrificantes e a presença de espermatozoides podem alterar a amostra, mas não é especificamente pela presença de espermatozoides. O foco é garantir que a amostra esteja livre de qualquer substância que possa interferir na análise.

D - Esse item também está incorreto. A recomendação do Ministério da Saúde é que, após dois exames anuais consecutivos com resultado negativo, o exame pode ser realizado a cada três anos, e não dois. Isso ocorre porque a progressão das alterações celulares no colo do útero é geralmente lenta, permitindo intervalos maiores entre os exames após resultados negativos consecutivos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

25 a 64a

Então no caso seria alternativa INCORRETA.

A. A idade preconizada pelo Ministério da Saúde, para a realização do exame, é de 20 a 64 anos de idade para todas as mulheres.

  • Incorreta: A recomendação é que o exame comece a ser realizado a partir dos 25 anos e não dos 20 anos.

B. Idealmente, a coleta não deve ser realizada se a mulher estiver menstruada, com no mínimo 5 dias após o término do período.

  • Correta: É recomendado que a coleta não seja feita durante a menstruação, e a mulher deve esperar pelo menos 5 dias após o término do período menstrual.

C. Deve-se evitar relações sexuais nas 24 horas anteriores ao exame, porque a presença de espermatozoides atrapalha a qualidade da amostra.

  • Incorreta: Embora seja recomendado evitar relações sexuais nas 48 horas anteriores ao exame, a justificativa não é apenas a presença de espermatozoides, mas também para garantir a qualidade da amostra.

D. O exame deve ser feito anualmente. Se 3 resultados consecutivos forem negativos, o exame deve ser feito a cada 2 anos.

  • Incorreta: A recomendação atual é que, após 3 resultados negativos consecutivos, o exame deve ser realizado a cada 3 anos, e não a cada 2 anos.

Diante da análise, a alternativa CORRETA é:

B: Idealmente, a coleta não deve ser realizada se a mulher estiver menstruada, com no mínimo 5 dias após o término do período.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo