Com relação aos tipos mais comuns de vidros utilizados na co...
I. Um vidro de segurança balístico deve, necessariamente, ser composto de lâminas de vidro e películas plásticas alternadas, na quantidade e espessuras adequadas para a proteção contra determinado tipo de disparo de arma de fogo.
II. Um vidro laminado é um conjunto de, pelo menos, dois vidros comuns que são justapostos e temperados ao mesmo tempo, sofrendo uma soldagem natural que diminui ao máximo as tensões residuais.
III. Os vidros que podem ser cortados para ajustes durante as instalações em caixilhos são os vidros planos comuns e os laminados; ao contrário, os vidros que não podem ser cortados são os vidros temperado e o aramado.
É correto o que consta em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vidro Temperado
O vidro temperado é um vidro de segurança, 5 vezes mais resistente que o vidro comum, e evita acidentes graves, pois sua ruptura resulta na fragmentação da estrutura em pequenos pedaços. Este vidro passa pelo processo de têmpera, semelhante ao do aço, aquecido a uma temperatura de 650 °C a 700 °C, depois imediatamente resfriado. Possui maior resistência à flexão e tolera uma variação de temperatura de 200 °C.
No entanto o vidro temperado não pode ser cortado como os vidros comum e laminado. Orifícios e recortes devem ser feitos antes do processo de têmpera. Além disso, a tensão pontual dos pontos de apoio podem levar a um rompimento, porém, isto é muito difícil se a estrutura e a espessura do vidro estiverem bem calculados.
Vidro Laminado
É o tipo mais resistente de vidro, composto por duas placas de vidro que envolvem uma película interna plástica, o polivinil butiral (PVB). A maior espessura permite maior resistência e a película evita que em caso de rompimento estilhaços cortantes se desprendam da placa. Com as exigências da arquitetura moderna de utilizar o vidro como elemento de estrutura,como pavimentos,pilares e vigas,o laminado de temperados está ganhando grande importância.A laminação de duas ou mais chapas de vidro temperados permite unir as qualidades desses dois tipos de vidros de segurança.
Alguém sabe dizer porque o item III está falso??
seria por dizer que o vidro aramado não pode ser cortado? não encontrei em lugar nenhum falando se ele pode ou não ser cortado.
Vou fingir que não fiz essa questão....e vou fingir também que realmente, não anularam essa questão como vi...
I. Um vidro de segurança balístico deve, necessariamente, ser composto de lâminas de vidro e películas plásticas alternadas, na quantidade e espessuras adequadas para a proteção contra determinado tipo de disparo de arma de fogo. [CORRETTA]
II. Um vidro laminado é um conjunto de, pelo menos, dois vidros comuns que são justapostos e temperados ao mesmo tempo, sofrendo uma soldagem natural que diminui ao máximo as tensões residuais. [O vidro laminado não sofre processo de têmpera]
III. Os vidros que podem ser cortados para ajustes durante as instalações em caixilhos são os vidros planos comuns e os laminados; ao contrário, os vidros que não podem ser cortados são os vidros temperado e o aramado. [NBR 7199 - Os vidros compostos não podem sofrer modificações ao serem colocados]
Os vidros laminados podem sim ser cortados. Nem todo vidro laminado é composto por duas chapas de temperados. Inclusive, indo mais além, até o vidro temperado poderia em tese ser cortado, mediante recozimento, mas não vou forçar tanto a barra porque esse procedimento não é comum.
Para efeito de provas: vidro temperado NÃO pode ser cortado; vidro laminado pode ser cortado. A condição para corte do laminado é que nenhuma das duas chapas tenha passado pelo processo de têmpera.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo