Em vez de cidades planejadas, incutidas pelo urbanismo edif...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: CS-UFG - 2018 - UFG - Geógrafo |
Q2753906 Geografia
Em vez de cidades planejadas, incutidas pelo urbanismo edificador contemporâneo, em que predominaria a verticalização como saída para os altos custos da terra urbana, a urbanização contemporânea é intensiva nos países pobres, cujos efeitos da globalização implicam drásticas alterações à estrutura produtiva fundiária, ocasionando o alocamento de grande quantidade de desempregados em bolsões de favelas. Essa realidade implicou numa forma estatal particular de resolução da habitação popular pelo mundo, sendo induzida por
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão em detalhes e entender por que a alternativa C é a correta.

A questão aborda a dinâmica da urbanização contemporânea, especialmente nos países pobres, e como os efeitos da globalização impactam a estrutura produtiva e fundiária, resultando em um aumento das favelas e bolsões de pobreza urbana. A pergunta central é sobre como o Estado tem lidado com a habitação popular nesse contexto.

Vamos começar justificando a alternativa correta:

Alternativa C: ilusões das políticas públicas de incentivo à construção financiadas pelo Banco Mundial

Essa alternativa é correta porque, historicamente, muitos países em desenvolvimento implementaram políticas de habitação popular baseadas em financiamentos e recomendações de grandes instituições financeiras internacionais, como o Banco Mundial. Essas políticas muitas vezes visam resolver o déficit habitacional através de iniciativas de construção e financiamento, mas podem não abordar totalmente as complexas dinâmicas socioeconômicas que causam a urbanização caótica e a proliferação de favelas.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: recomendações internacionais de privatização de extensas áreas destinadas à agricultura

Essa alternativa está incorreta porque as recomendações de privatização de áreas agrícolas não se relacionam diretamente com as políticas urbanas e habitacionais. A questão central aqui é a urbanização e a habitação em áreas urbanas, não a destinação de terras agrícolas.

Alternativa B: decisões de autoconstrução condicionadas pela Organização Mundial do Comércio

Embora a autoconstrução seja uma prática comum em áreas de favela, a OMC (Organização Mundial do Comércio) não tem um papel direto em políticas habitacionais ou urbanísticas. A OMC se concentra mais em questões de comércio internacional e regulações econômicas globais.

Alternativa D: reforma estrutural da pobreza urbana por meio de soluções microempresariais

Essa alternativa está incorreta porque a reforma estrutural da pobreza urbana através de soluções microempresariais não aborda diretamente a questão da habitação popular. Soluções microempresariais podem ajudar na geração de renda, mas não resolvem diretamente o problema habitacional em áreas urbanas.

Entender essas nuances é crucial para resolver questões de geografia em concursos, pois muitas vezes as alternativas incorretas podem parecer plausíveis, mas estão desconectadas do cerne do problema apresentado na questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo