Com base no texto, assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (18)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na letra B , o adjetivo "3D "flexiona jamais. Na letra C a bisturi se refere ao médico, ele que estará sem a bisturi. Na letra D deveria ser" o texto é predominantemente dissertativo" ; Na letra E está em discurso indireto .
Em todos os lugares que pesquisei, a palavra "ressonância" se separa como "re-so-nân-ci-a" e o vocábulo "eficácia" seria "e-fi-cá-ci-a". Portanto não seriam estas proparoxítonas?!
As palavras terminadas em ea, eo, ia, ie, io, ua, ue, uo com a sílaba anterior acentuada, segundo o Formulário Ortográfico da Língua Portuguesa, tanto podem ter essas vogais separadas, formando, assim, hiato, quando juntas na mesma sílaba, formando, assim, ditongo.
Se formarem hiato, a palavra será proparoxítona; se ditongo, paroxítona. Por exemplo:
- re-sis-tên-ci-a (proparoxítona) ou re-sis-tên-cia (paroxítona)
- es-pon-tâ-ne-o (proparoxítona) ou es-pon-tâ-neo (paroxítona)
Ocorre, porém, que essa regra só existe na teoria. Há outra regra, desta feita de separação silábica em textos, que diz que não se deve deixar sozinha uma letra pertencente a uma palavra no início ou no fim da linha, ou seja, quando se estiver escrevendo um texto, se, no final da linha, escrever a palavra resistência, não é adequado separar o a do restante da palavra. Portanto a separação em hiato não deve ocorrer na prática.
Conclui-se, então, que o mais adequado é efetivar a separação silábica em ditongo, formando, assim, uma palavra paroxítona.
Fonte: gramaticaonline.com.br
é uma dissertação com a finalidade expositiva
RUMO À NOMEAÇÃO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo