A Teoria da Administração Científica surgiu com os experimen...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Frederick Taylor.
A Teoria da Administração Científica, também conhecida como Taylorismo, foi desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor no início do século XX. Esta teoria marcou uma ruptura com as abordagens tradicionais de trabalho vigentes na época, propondo uma série de métodos para a otimização da produção e o aumento da eficiência nas fábricas.
Taylor começou seus experimentos e estudos focando na análise do trabalho e no estudo de tempos e movimentos, com o objetivo de desmembrar as tarefas em suas partes mais elementares e, consequentemente, encontrar a melhor maneira de executá-las. Seus princípios enfatizavam a seleção científica dos trabalhadores, o treinamento adequado, a supervisão e o controle do trabalho, além de uma remuneração que valorizasse a produtividade individual.
O trabalho de Taylor deu origem ao que chamamos de gestão científica, cujo impacto foi imenso para as práticas administrativas subsequentes, criando fundações para a moderna Administração de Empresas.
As outras alternativas mencionam figuras igualmente importantes para a teoria administrativa, mas com contribuições diferentes:
- Herbert Simon é conhecido por seus trabalhos em teoria das decisões e administração pública;
- Frederick Herzberg é famoso pela Teoria dos Dois Fatores, relacionada à motivação no trabalho;
- Adam Smith, economista, é mais associado com o liberalismo econômico e a divisão do trabalho, embora suas ideias tenham influenciado o pensamento administrativo.
Portanto, para responder corretamente essa questão, é essencial associar a origem da Administração Científica com o nome de Frederick Taylor, que é o principal representante e criador dessa abordagem na gestão empresarial.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Com a Revolução Industrial, as relações de trabalho e as condições em que a produção ocorria se transformaram tremendamente. A máquina a vapor proporcionou uma melhoria nos transportes (principalmente os navios a vapor e trens) que permitiu que uma empresa “entregasse” seus produtos para um público cada vez maior e mais distante.
Além disso, esse novo maquinário levou a um novo tipo de processo produtivo: a produção em massa. A produtividade e a velocidade de produção foram ampliadas enormemente. A pequena oficina aos poucos deu espaço a grandes indústrias, em que o ambiente de trabalho era insalubre e perigoso, com jornadas de trabalho de mais de doze horas diárias.
E quem eram os operários? A indústria na época contratava, em grande parte, os moradores do campo, que eram atraídos por melhores salários. Assim, esses trabalhadores chegavam às indústrias sem qualificação específica e efetuavam um trabalho basicamente manual (ou “braçal”).
Com isso, existia um ambiente de grande desperdício e baixa eficiência nas indústrias.1 O primeiro teórico a buscar mudar essa realidade foi Frederick Taylor.
Taylorismo: é sinônimo de Administração Científica. Muitos chamam essa teoria pelo nome de seu principal autor: Frederick Taylor.
Nas fábricas, os funcionários faziam seu trabalho de forma empírica, ou seja, na base da tentativa e erro. Os gerentes não estudavam as melhores formas de se trabalhar.
Os funcionários não se comprometiam com os objetivos (de acordo com Taylor, ficavam “vadiando”), e cada um fazia o trabalho como “achava melhor” – não existia assim uma padronização dos processos de trabalho.2
Taylor acreditava que o trabalho poderia ser feito de modo muito mais produtivo.3
A Administração Científica buscou, então, a melhoria da eficiência e da produtividade.4
Ele passou a estudar então a “melhor maneira” de se fazer as tarefas. Esse trabalho foi chamado de estudo de tempos e movimentos.5 O trabalho do operário era analisado e cronometrado, de modo que os gerentes pudessem determinar a maneira mais eficiente – “the one best way” ou a maneira certa de se fazer uma tarefa.
Após a definição do modo mais rápido e fácil de executar uma tarefa (por exemplo, a montagem de uma roda), os funcionários eram treinados para executá-las dessa forma – criando assim uma padronização do trabalho.
Essa padronização evitaria a execução de tarefas desnecessárias por parte dos empregados. Tudo isso ajudaria na economia de esforços e evitaria uma rápida fadiga humana. Para Taylor, a Administração Científica deveria analisar os movimentos efetuados pelos trabalhadores para conseguir desenhar um processo com um mínimo de esforço em cada tarefa.
Gabarito C.
Taylor: Adm. CienTífica
GABARITO: C
Complementando o comentário da Dani Cruz...
Taylor: Adm. CienTífica - Foco na Tarefa
TEORIA CIENTÍFICA- TAYLOR (letra c - resposta)
TEORIA CLÁSSICA - FAYOL difere da abordagem clássica que introduz 3 teorias: científica, clássica e burocrática.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo