Uma mulher de 36 anos, após um procedimento cirúrgico, apres...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q937527 Enfermagem
Uma mulher de 36 anos, após um procedimento cirúrgico, apresentou insuficiência respiratória devido à falha na oxigenação. Esse tipo de insuficiência respiratória é denominada
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Fisiologia.

Insuficiência respiratória devido à falha na oxigenação é denominada hipoxemia (Letra E). Essa condição causa a falta de oxigênio no sangue.


A) INCORRETA. Hipocalêmia é a baixa concentração de potássio no sangue. 


B) INCORRETA.  Hipernatrêmia é a elevação da concentração de sódio no sangue.


C) INCORRETA.  Alcalose metabólica é a elevação do PH do sangue, com concentrações aumentadas de bicarbonato. 


D) INCORRETA.  Acidose metabólica é a redução do bicarbonato (HCO3).


Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Hipóxia é a diminuição da oferta de oxigênio aos tecidos. Sinais e sintomas: Os sintomas mais comumente observados são: Dores de cabeçafalta de ar,náuseasfadiga, respiração rápida, reflexos pobres, cianosefadiga mental, deficiência de visão, tonturas e convulsões.

 

www.ebserh.gov.br/documents/147715/393018/Doencas_e_Oxigenoterapia.pdf

Gabarito: letra e

 

 

Insuficiência respiratória hipoxêmica

 

 

Insuficiência respiratória hipoxêmica refere-se à insuficiência respiratória associada à falha na oxigenação.

 

 

 

ACLS: suporte avançado de vida em cardiologia / Barbara Aehlert. 5.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. ISBN 978-85-352-8859-9.

Hipocalemia: ↓ Potássio

Hipernatremia: ↑ Sódio

Alcalose metabólica: ↑ pH sanguíneo >7,45 causado pelo ↑ Bicarbonato >26

Acidose metabólica: ↓ pH sanguíneo <7,35 causado pelo ↓ Bicarbonato <22

Hipoxemia: ↓ Oxigênio

A Insuficiência Respiratória Aguda é a incapacidade do pulmão de fornecer uma oxigenação adequada para o sangue causada por uma ventilação dificultada ou diminuída. É caracterizada por uma redução na pressão de O2 arterial (Hipoxemia) e um aumento da pressão de CO2 arterial (Hipercapnia), evoluindo assim para uma Acidose Respiratória (↓ pH sanguíneo <7,35 causado pelo ↑ CO2 >45). Sinais e sintomas: hipoventilação, dispneia, falta de ar, inquietação, fadiga, cianose.

GABARITO: E

alguém me explica, marquei acidose respiratória com hipoxemia, e estava certa, só que é a letra A. e vi aqui q falaram que a letra certa é a E. Não entendi...

A alternativa correta é: E hipoxêmica.

JUSTIFICATIVA:

A insuficiência respiratória hipoxêmica ocorre quando há uma falha na oxigenação, levando a baixos níveis de oxigênio (O₂) no sangue arterial, sem alteração significativa dos níveis de dióxido de carbono (CO₂). Este tipo de insuficiência respiratória é caracterizado pela PaO₂ (pressão parcial de oxigênio arterial) baixa, enquanto a PaCO₂ pode estar normal ou baixa. Esse quadro é comum em condições que dificultam a troca gasosa, como em atelectasias, pneumonia, edema pulmonar e outras complicações pós-operatórias.

ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:

  • A hipocalêmica: Incorreta. "Hipocalêmica" se refere à baixa concentração de potássio no sangue, um distúrbio eletrolítico, não relacionado diretamente à insuficiência respiratória.
  • B hipernatrêmica: Incorreta. "Hipernatrêmica" indica altos níveis de sódio no sangue, um distúrbio eletrolítico também não vinculado diretamente à insuficiência respiratória por falha na oxigenação.
  • C alcalose metabólica: Incorreta. A alcalose metabólica ocorre quando o pH do sangue está elevado devido a um aumento do bicarbonato ou a uma perda de ácido, o que não caracteriza a falha na oxigenação como insuficiência respiratória hipoxêmica.
  • D acidose metabólica: Incorreta. A acidose metabólica é a redução do pH sanguíneo devido ao acúmulo de ácidos ou perda de bicarbonato. Embora possa ocorrer junto com insuficiência respiratória, não define a falha na oxigenação específica da insuficiência respiratória hipoxêmica.

EM RESUMO: A insuficiência respiratória causada por falha na oxigenação é denominada insuficiência respiratória hipoxêmica, que corresponde à alternativa E.

PONTOS CHAVE:

  • A insuficiência respiratória hipoxêmica é caracterizada pela baixa PaO₂ sem alterações relevantes de PaCO₂.
  • É comum em condições que afetam a troca gasosa nos pulmões, sendo frequente após cirurgias que provocam atelectasia ou outras alterações pulmonares.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo