Considerando o DNIT, analise a seguinte assertiva: ■ Via de...
■ Via de elevada capacidade e altas velocidades, com duas pistas separadas por canteiro central, com pelo menos duas faixas de tráfego em cada sentido, com controle total de acesso e interseções em desnível.
Com base nas definições contidas no Manual de Projeto Geométrico de Travessias Urbanas (Publicação IPR – 740, DNIT 2010), essa é a definição de qual tipo de via?
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Via expressa primária – via de elevada capacidade e altas velocidades, com duas pistas separadas por canteiro central, com pelo menos duas faixas de tráfego em cada sentido, com controle total de acesso e interseções em desnível.
Via arterial primária – via de capacidade e velocidade menores que as vias expressas, com traçado sensivelmente contínuo e interseções predominantemente em nível, atendendo principalmente à mobilidade do tráfego, podendo, contudo, ser permitido o acesso a propriedades adjacentes. Redistribui o tráfego das vias expressas para os seus destinos, até o nível das arteriais secundárias.
Via arterial secundária – via que complementa e interconecta as vias do sistema arterial principal, com menor nível de mobilidade que as vias arteriais primárias.
Via coletora – via que coleta o tráfego das vias locais e o canaliza para as vias arteriais e vice-versa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo