Assinale a alternativa correta. No Linux é a memória virtua...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Letra D.
No Linux é a memória virtual que normalmente é alocada uma partição no disco rígido que fica dedicada para estender a memória RAM. Esta memória virtual é conhecida como swap.
Ao definir a instalação do Linux, ele sugere a criação da partição de troca, conhecida por swap. O Windows também possui um sistema de apoio para as operações da memória RAM, e é um arquivo armazenado no disco rígido do computador, chamado pagefile.sys
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D
No Linux, o swap é a memória virtual (também é conhecido como área de troca). A memória virtual funciona como uma extensão da memória RAM, que fica armazenada no disco. O porquê da memória swap precisar existir é simples: o sistema operacional precisa de memória para funcionar, e se a memória acabar, o sistema falha. O swap fica como uma reserva emergencial caso a memória RAM acabe. A memória swap era bastante útil em tempos passados onde memória RAM era algo mais escasso. Hoje em dia, tanto a RAM quanto espaço em disco estão baratos. É sempre recomendado utilizar swap, mesmo com muita memória RAM.
O swap pode ficar tanto em uma partição, quanto em um arquivo no disco. No caso de ficar numa partição em um disco comum (não-SSD), recomenda-se colocar a partição no início do disco, assim a leitura durante a rotação do disco magnético é mais rápida. No caso de partições em disco SSD, tanto faz pois não há rotações como um disco comum. Algumas distribuições, como Debian e Ubuntu, tem no instalador uma opção para colocar a partição no início do disco.
Importante: lembre-se que o swap é bem mais lento que a memória RAM. Se você colocar swap demais num sistema e começar a usá-lo muito você vai ganhar uma grande de uma lentidão! (muita lentidão em discos convencionais e mesmo assim lentidão em discos SSD)
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
O que é swap em um sistema operacional?
É uma técnica aplicada a gerência de memória, onde o sistema escolhe um programa residente que é levado da memória para o disco (Swapp out), retornando posteriormente para a memória principal RAM como se nada tivesse ocorrido.
Para que serve o swap?
O swap é uma área de troca usada para aumentar a quantidade de memória RAM do sistema.
swap é um espaço para memoria virtual no FHS do linux.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo