Um homem sofreu um ferimento causado por um objeto de nature...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O objeto rompeu a integridade da pele, produzindo uma ferida irregular, retraída e com bordas muito traumatizadas, caracterizando uma laceração simples. Esse tipo de ferida, de acordo com a natureza do agente vulnerante, é classificada como ferida contusa (Letra B).
B) Correto.
C) Incorreto. Ferida perfurante é uma pequena abertura na pele causada por objetos como bala ou faca.
D) Incorreto. Ferida penetrante é aquela com profundidade, capaz de penetras as estruturas do corpo.
E) Incorreto. Ferida transfixante é capaz de atravessar estruturas do corpo, da parte frontal a posterior ou lateral.
Resposta do Professor: B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra b
De acordo com o Caderno de Atenção Primária. Procedimentos. 2010.
a) incisa.
Errada.
São aquelas produzidas por agentes cortantes, afiados, capazes de cortar a pele produzindo ferida linear, com bordas regulares e pouco traumatizadas. O exemplo clássico é a ferida cirúrgica
b) contusa.
Correta.
São aquelas produzidas por objeto de natureza geralmente romba, capaz de romper a integridade da pele, produzindo feridas irregulares, retraídas e com bordas muito traumatizadas. Essas feridas vão desde as simples lacerações até as complexas com sangramento, contaminação e perda de substância.
c) perfurante.
Errada.
São aquelas cujo objeto é geralmente fino e pontiagudo, capaz de perfurar a pele e tecidos subjacentes, produzindo lesão cutânea puntiforme ou linear, de bordas regulares ou não. A profundidade atingida não pode ser estabelecida à simples inspeção.
d) penetrante.
Errada.
São as de mesmas características anteriores, cujo objeto é capaz de perfurar os tecidos e penetrar numa cavidade natural do organismo. Apresentam formato externo variável, geralmente linear ou puntiforme.
e) transfixante.
Errada.
Constituem uma variedade de ferida perfurante ou penetrante, na qual o objeto vulnerante é capaz de penetrar e atravessar os tecidos de determinado órgão em toda a sua espessura.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Procedimentos / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Primária, n. 30).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo