Um homem sofreu um ferimento causado por um objeto de nature...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q937537 Enfermagem
Um homem sofreu um ferimento causado por um objeto de natureza romba. Ao realizar o exame físico, observa-se que o objeto rompeu a integridade da pele, produzindo uma ferida irregular, retraída e com bordas muito traumatizadas, caracterizando uma laceração simples. Esse tipo de ferida, de acordo com a natureza do agente vulnerante, é classificada como ferida
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre assistência de enfermagem em feridas e curativos.

O objeto rompeu a integridade da pele, produzindo uma ferida irregular, retraída e com bordas muito traumatizadas, caracterizando uma laceração simples. Esse tipo de ferida, de acordo com a natureza do agente vulnerante, é classificada como ferida  contusa (Letra B). 


A) Incorreto. Ferida incisa é produzida por um objeto cortante. Apresentam um corte com profundidade igual de um extremo a outro. E geralmente são fechadas com sutura.

B) Correto.

C) Incorreto. Ferida perfurante é uma pequena abertura na pele causada por objetos como bala ou faca.

D) Incorreto. Ferida penetrante é aquela com profundidade, capaz de penetras as estruturas do corpo.

E) Incorreto. Ferida transfixante é capaz de atravessar estruturas do corpo, da parte frontal a posterior ou lateral.


Resposta do Professor: B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra b

 

De acordo com o Caderno de Atenção Primária. Procedimentos. 2010.

 

 

a) incisa.  

 

 

Errada.

 

 

São aquelas produzidas por agentes cortantes, afiados, capazes de cortar a pele produzindo ferida linear, com bordas regulares e pouco traumatizadas. O exemplo clássico é a ferida cirúrgica

 

 

b) contusa. 

 

 

Correta.

 

São aquelas produzidas por objeto de natureza geralmente romba, capaz de romper a integridade da pele, produzindo feridas irregulares, retraídas e com bordas muito traumatizadas. Essas feridas vão desde as simples lacerações até as complexas com sangramento, contaminação e perda de substância.

 

 

c) perfurante. 

 

 

Errada.

 

São aquelas cujo objeto é geralmente fino e pontiagudo, capaz de perfurar a pele e tecidos subjacentes, produzindo lesão cutânea puntiforme ou linear, de bordas regulares ou não. A profundidade atingida não pode ser estabelecida à simples inspeção.

 

 

d) penetrante. 

 

 

Errada.

 

São as de mesmas características anteriores, cujo objeto é capaz de perfurar os tecidos e penetrar numa cavidade natural do organismo. Apresentam formato externo variável, geralmente linear ou puntiforme.

 

 

e) transfixante. 

 

 

Errada.

 

Constituem uma variedade de ferida perfurante ou penetrante, na qual o objeto vulnerante é capaz de penetrar e atravessar os tecidos de determinado órgão em toda a sua espessura.

 

 

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Procedimentos / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Primária, n. 30).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo