Dos dados antropométricos registrados na Caderneta de Saúde ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q937544 Enfermagem
Dos dados antropométricos registrados na Caderneta de Saúde de Pessoa Idosa, aquele que é considerado um indicador sensível de alterações musculares no idoso é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O perímetro cefálico não é usualmente medido no idoso, é comum esse tipo de medição em recém-nascidos. Alternativa A está errada.

A medida da circunferência tóraco-abdominal também não é usualmente aferida no idoso por, geralmente, não ter impacto significativo na população idosa. Alternativa B está errada.

O índice de glicemia capilar é realizado com objetivo de verificar os níveis de açúcar no sangue, é indicado para pessoas que possuem hipoglicemia, pré-diabetes e diabetes. Não avalia alterações musculares. Alternativa C está errada.

A medida do perímetro da panturrilha esquerda é um bom parâmetro de avaliação da massa muscular no idoso. Medidas menores que 31 cm são indicativas de redução da massa muscular (sarcopenia) e estão associadas a maior risco de quedas, diminuição da força muscular e dependência funcional. Alternativa D está correta.

O percentual de gordura é a quantidade de gordura no seu corpo, não é um tipo de medida feita rotineiramente no idoso, mesmo porque, o idoso tem aumento do percentual de gordura devido a queda de massa magra. Alternativa E está errada.


Gabarito do Professor: Letra D


Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção à Saúde; Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. 4ª edição. Brasília – DF 2017.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra d

 

 

CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE A SAÚDE DA PESSOA IDOSA 2017

 

 

Perímetro da panturrilha:

 

• Indicador sensível de alterações musculares no idoso;

 

• A medida deve ser realizada na perna esquerda, em sua parte mais protuberante, utilizando-se uma fita métrica inelástica. A escolha pela perna esquerda é uma padronização da medida;


• Medidas menores que 31 cm indicam sarcopenia e estão relacionadas a aumento do risco de quedas, menor força muscular e dependência. As medidas entre 31 e 34 cm são indicativas de tendência à sarcopenia.

 

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde (COSAPI/DAPES/SAS). Hospital do Coração/HCor. Programa de Apoio ao Desen-volvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) Projeto: Capacitação dos Profissionais da Atenção Básica sobre a Saúde da Pessoa Idosa. Caderno de Formação – Ação 2017

Charles Santos.

Que nosso DEUS possa te redribuir, por compartilhar com essas informações.

Amém! O Charles tem sido uma benção!

Amém ! Continue nos ajudando Charles.

Concordo com vocês. Muito obrigada, Charles, pelas informações compartilhadas! Que Deus o abençoe na sua caminhada!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo