Um baralho tem 52 cartas, sendo 13 de cada naipe, ou seja, 1...
Um baralho tem 52 cartas, sendo 13 de cada naipe, ou seja, 13 cartas de ouros, 13 cartas de copas, 13 de paus e 13 de espadas.
Quantas cartas, no mínimo, devem ser retiradas aleatoriamente desse baralho para que se tenha certeza de que foram retiradas três cartas do mesmo naipe?
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Muito boa questão, errei kkkkkkk
Devemos pensar sempre no pior cenário que no caso é tirar 1 carta de cada naipe por duas vezes, em sequencia qualquer carta retirada já somara 3 cartas de um msm naipe = 9 cartas retiradas
Esta questão envolve o conceito do Princípio da Casa dos Pombos (ou Princípio das Gavetas), que é um princípio fundamental da teoria dos conjuntos. Este princípio afirma que se temos mais pombos do que casas de pombos, então pelo menos uma casa de pombos deve conter mais de um pombo. No contexto desta questão, as 'casas de pombos' são os naipes das cartas e os 'pombos' são as cartas que estão sendo retiradas do baralho.
Item: B) Este item corresponde ao gabarito da banca
Análise:
Representação dos Cálculos: Para garantir que tenhamos pelo menos três cartas do mesmo naipe, precisamos considerar o pior cenário possível, que é retirar uma carta de cada naipe antes de retirar uma segunda carta de qualquer naipe. Portanto, precisamos retirar 4 cartas (uma de cada naipe) duas vezes, totalizando 8 cartas. Em seguida, retiramos uma nona carta, que, pelo Princípio da Casa dos Pombos, deve necessariamente ser do mesmo naipe que pelo menos uma das cartas já retiradas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo