A biossegurança define as condições sob as quais os agentes...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q378304 Biomedicina - Análises Clínicas
A biossegurança define as condições sob as quais os agentes infecciosos podem ser seguramente manipulados e contidos.

Dentre os mecanismos de contenção, o mais importante é o que se refere
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A contenção se dá em dois níveis principais, contenção primária e conten- ção secundária. A contenção primária refere-se à proteção dos profissionais e dos usuários contra a exposição aos agentes de risco geralmente alcan- çada pelo uso de equipamentos de proteção individual apropriados, pela implementação das Boas Práticas de Laboratório (BPL), além de incluir a imunização como fator de proteção. Já a contenção secundária consiste na proteção do ambiente contra a exposição aos agentes de risco. Assim, esse nível de contenção inclui a adoção de medidas e práticas relacionadas: a) à proteção individual; b) ao uso de equipamentos de segurança individual ou coletivos; c) à adoção de técnicas e práticas de trabalho em conformidade com a classe de risco do agente manipulado, d) à adequação das instalações e da infraestrutura do local de trabalho.  

Resposta A

Os Mecanismos de contenção são: Técnicas e práticas de laboratório, Equipamentos de segurança, “Design” do laboratório.


Técnicas e práticas de laboratório - Treinamento e atualização constantes em relação à biossegurança com todos os trabalhadores, em especial com aqueles que manipulam agentes infecciosos. Cada laboratório deve desenvolver seu próprio material de biossegurança, identificando os riscos e procedimentos de como contorná-los de forma a garantir a segurança do trabalhador, ambiente e processo.

É o mais importante pois deve estar presente em laboratórios de qualquer nível de biossegurança (1, 2, 3 e 4), não adianta muito ter um laboratório super equipado com funcionários sem treinamento adequado.  Grande parte dos acidentes envolve a desobediência às normas de segurança, então a aplicação de práticas seguras reduz os acidentes... 


Barreiras de Contenção – conjunto formado por procedimentos, equipamentos e instalações, utilizados para a manipulação de materiais biológicos patogênicos ou potencialmente patogênicos, objetivando a redução ou eliminação de riscos à saúde humana, animal e ambiental.


Contenção Primária – meios de proteção aos profissionais e ao ambiente laboratorial na exposição aos agentes de risco, atingida por meio de boas práticas e do uso de equipamentos de proteção individual ou coletivo apropriado.


Contenção Secundária – é a proteção aos profissionais e ao ambiente à exposição aos agentes de risco, mediante a combinação de aspectos relacionados à infra-estrutura laboratorial e às práticas ou procedimentos operacionais.


Nível de Biossegurança – grau de contenção necessário para permitir o trabalho com materiais biológicos de forma segura para os seres humanos, os animais e o ambiente _ conforme a classe de risco do agente biológico _  Consiste na combinação de práticas e técnicas de laboratório, equipamentos de segurança e instalações laboratoriais. 


No guia Técnico da NR 32 estão os links para acessar as “Diretrizes Gerais para o Trabalho em Contenção com Material Biológico”, do Ministério da Saúde, que traz todos os níveis de biossegurança e a descrição das barreiras para cada um. 









Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo