Na eletroestimulação na uroginecologia para o Fortalecimento...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é B - 20 Hz.
Vamos entender melhor o tema abordado na questão, que é a eletroestimulação na uroginecologia para o fortalecimento muscular. Esse procedimento é utilizado para melhorar a função dos músculos do assoalho pélvico, que são fundamentais para a continência urinária e suporte dos órgãos pélvicos.
Esses músculos são compostos por dois tipos principais de fibras musculares: fibras tipo I (de contração lenta) e fibras tipo II (de contração rápida). Fibras tipo I são responsáveis pela manutenção do tônus muscular e das contrações de longa duração.
A frequência de estimulação elétrica é um fator crucial para atingir essas fibras. A melhor faixa de frequência para estimular as fibras tipo I é entre 10 e 20 Hz, pois essa faixa de frequência promove contrações musculares sustentadas e eficazes para o fortalecimento sem causar fadiga rápida.
Agora, vamos justificar a alternativa correta e as alternativas incorretas:
B - 20 Hz: Esta é a alternativa correta porque 20 Hz está dentro da faixa ideal para estimular as fibras tipo I, promovendo um fortalecimento eficaz e adequado para a musculatura do assoalho pélvico.
A - 10 Hz: Embora 10 Hz também esteja dentro da faixa para estimular as fibras tipo I, é frequentemente considerado um pouco baixo e pode não ser tão eficaz quanto 20 Hz para o fortalecimento muscular.
C - 30 Hz: Frequências em torno de 30 Hz começam a estimular mais as fibras tipo II, que são de contração rápida. Estas fibras não são o foco principal quando o objetivo é o fortalecimento das fibras tipo I.
D - 40 Hz: Neste ponto, a frequência é alta demais para as fibras tipo I e começa a privilegiar as fibras tipo II, que não são indicadas para o fortalecimento prolongado e sustentado necessário na uroginecologia.
E - 60 Hz: Frequências acima de 50 Hz são utilizadas principalmente para as fibras tipo II e para promover contrações rápidas e poderosas, o que não é adequado para o fortalecimento das fibras tipo I, necessárias para a função do assoalho pélvico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo