De acordo com as ideias contidas no texto, assinale ...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
e) Subentende-se do texto que é preferível não olhar para os corpos, no momento da autópsia, de maneira sangrenta, objetivo almejado por Michael Thali no projeto Virtopsy.
Alternativa D: Há 16 anos, quando criou o método, o médico Michael Thali utilizava um conjunto de aparelhos que criava modelos 3D para investigar as causas do óbito. Atualmente, um robô conhecido como “virtobot” escaneia a superfície do corpo e cria um modelo em 3D do cadáver. (ERRADA).
O texto não diz que ele criou o método. O método (tomografias, robôs e visualização em 3D dos corpos de mortos) é utilizado em países como Suíça, Alemanha, Reino Unido e Brasil. E há 16 anos o médico Michael Thali utiliza esse método por meio do projeto Virtopsy. Isso não significa que ele criou o método. Houve extrapolação.
Alternativa E: Subentende-se do texto que é preferível não olhar para os corpos, no momento da autópsia, de maneira sangrenta, objetivo almejado por Michael Thali no projeto Virtopsy. (CORRETA).
Texto:
"O objetivo é incentivar e melhorar a qualidade do exame". (L.4)
"O objetivo é "olhar para corpos sem o bisturi, de uma maneira não-sangrenta". (L.9)
Embora, o texto não diga expressamente a preferência de não olhar para os corpo, no momento da autópsia, de maneira sangrenta, infere-se isso. Isso porque o objetivo do método (dessas tecnologias após a morte) é melhorar a qualidade do exame. E um dos objetivos do médico era justamente olhar para os corpos de uma maneira não-sangrenta. Infere-se que isso irá melhorar a qualidade do exame. Logo, infere-se essa preferência.
Inferir:
"inferir é ter uma certeza relativa. A inferência é, portanto, uma hipótese, uma possibilidade que não necessariamente se confirma e que depende, para ser válida, de um indício, uma pista, fatos subentendidos". (FILEMON FÉLIX, MANIPULAÇÃO DE TEXTOS, 2013).
Alternativa A: É correto deduzir do texto que o Brasil foi um dos pioneiros na utilização do método de autópsia virtual. (ERRADA).
"Tomografias, robôs e visualizações em 3D dos corpos são cada vez mais usados durante autopsias em países como Suíça, Alemanha, Reino Unido e Brasil".
O texto não diz quem foi que criou o método. Novamente, houve extrapolação da questão.
OBS: Questões de interpretação de textos quase sempre ficam erradas por causa da extrapolação (dizer mais que o texto).
A tem 50%. A questão afirma que A tem 100%. É basicamente isso.
Existem outros erros como a redução e contradição. Contudo, são menos utilizadas pelas bancas.
Alternativa B: O robô “virtobot” atua diretamente nos cadáveres, mapeando seu interior para ajudar os médicos a escolher os melhores pontos para a retirada dos tecidos necessários à investigação laboratorial. (ERRADA).
"um robô conhecido como "virtobot" escaneia a superfície do corpo e cria uma modelo em 3D do cadáver".
O robô não atua diretamente, pois com essas tecnologias após a morte, não é necessário. E, como o próprio texto afirmou que o objetivo é olhar para os corpos de uma maneira não sangrenta. E, para isso, deve-se evitar o contato direto. É uma autopsia VIRTUAL.
Alternativa C: Para entender os impactos das autópsias virtuais, a Universidade de Zurique aplica três tipos de autópsias: a verbal, a convencional e a virtual. (ERRADA).
"No Brasil, uma pesquisa busca entender os impactos das autópsias virtuais".
NÃO olhar para os corpos, (...), de maneira sangrenta,
olhar para corpos sem o bisturi, de uma maneira NÃO-sangrenta
para mimi esses termos são diferentes se usarmos raciocínio lógico.
Fazer o que, né.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo