Marco do urbanismo, em julho de 1933, com o tema “Cidade Fun...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: UNIOESTE Órgão: UNIOESTE Prova: UNIOESTE - 2022 - UNIOESTE - Arquiteto |
Q1950465 Arquitetura
Marco do urbanismo, em julho de 1933, com o tema “Cidade Funcional”, ocorreu, a bordo do navio ‘Patris II’, o quarto Congresso Internacional de Arquitetura Moderna - C.I.A.M. Durante a viagem, cem delegados analisaram trinta e três cidades, de quatro continentes. Utilizaram para isso dois mapas na escala 1:10.000, um documentando as atividades residenciais, atividades produtivas e áreas públicas equipadas; outro documentando o tráfego e a rede viária. Empregaram, ainda, um mapa, em escala 1:50.000, assinalando a cidade com seu entorno imediato, suas ligações suburbanas e as características do relevo e da paisagem. As conclusões desse encontro foram reunidas em determinada Carta. Entre as opções a seguir, informe o nome CORRETO de tal Carta
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - Carta de Atenas

O tema central da questão é um evento crucial na história do urbanismo e da arquitetura moderna: o quarto Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (C.I.A.M.), realizado em julho de 1933. Esse evento, com foco na "Cidade Funcional", resultou na elaboração de um documento fundamental conhecido como a Carta de Atenas.

A Carta de Atenas é um manifesto que estabeleceu princípios fundamentais para o planejamento urbano, enfatizando a função das cidades em relação à habitação, trabalho, lazer e circulação. Ela foi um marco importante ao propor uma análise funcional das cidades e ao sugerir diretrizes para o desenvolvimento urbano que foram influenciadas pelas teorias modernistas.

Vamos analisar as alternativas para entender por que a alternativa C é a correta e as demais são incorretas:

A - Carta do Rio de Janeiro: Não existe nenhum documento ou manifesto importante relacionado ao C.I.A.M. ou ao urbanismo moderno conhecido como "Carta do Rio de Janeiro". Portanto, essa alternativa está incorreta.

B - Carta de Bogotá: Assim como a alternativa anterior, não há um documento de relevância no contexto do C.I.A.M. ou do urbanismo moderno que seja chamado "Carta de Bogotá". Logo, também está incorreta.

D - Carta de Quito: Novamente, não há registro de um manifesto relacionado ao tema do urbanismo moderno denominado "Carta de Quito". Esta alternativa também está incorreta.

C - Carta de Atenas: Esta é a alternativa correta, pois a Carta de Atenas foi o documento elaborado no quarto Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, em 1933, que se tornou um dos textos mais influentes na história do urbanismo e da arquitetura moderna. Ele delineou princípios fundamentais para o planejamento das cidades, com uma abordagem funcionalista que influenciou gerações de urbanistas e arquitetos.

Compreender o contexto e o impacto da Carta de Atenas é crucial para quem estuda patrimônio arquitetônico e cultural, pois ela representa uma das bases teóricas do urbanismo moderno. O documento é frequentemente citado em discussões sobre planejamento urbano e preservação do patrimônio, ajudando a moldar a forma como as cidades são planejadas e desenvolvidas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Carta de Atenas

IV CIAM - 1933

4 funções básicas da cidade: Habitar , Circular, Trabalhar, Recrear.

Gabarito: C

@arquitetamanuprado

. Conferência Geral das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento

Carta de Bogotá (1959) - Promoção da saúde

. Generalidades, diagnósticos e conclusões sobre os problemas urbanísticos das principais e grandes cidades do mundo, apurados pelo Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, em Atenas.

Reunião sobre Conservação e Utilização de Monumentos e Lugares de Interesse Histórico e Artístico

Fonte: IPHAN

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo