Jeremiah Bentham é o fundador da filosofia utilitarista e, d...
A ética utilitarista pode ser definida como
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é A - consequencialista.
A ética utilitarista, fundada por Jeremiah Bentham, é um sistema filosófico que avalia a moralidade das ações com base nas suas consequências. O objetivo principal é maximizar o bem-estar ou a felicidade para o maior número de pessoas possível. Esse enfoque nas consequências é o que caracteriza a ética utilitarista como consequencialista.
Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas:
B - Deontológica: Ao contrário do utilitarismo, a ética deontológica, associada a filósofos como Immanuel Kant, preocupa-se com o cumprimento de deveres e regras morais. Ela não foca nas consequências das ações, mas sim na correção dos atos em si. Portanto, essa abordagem não se alinha com a filosofia utilitarista.
C - Da justiça: A ética da justiça é frequentemente relacionada a teorias de equidade, como as de John Rawls, que se concentram na justiça como equidade e na distribuição justa dos recursos. Embora o utilitarismo busque maximizar o bem-estar geral, ele não necessariamente aborda a justiça em termos de equidade ou direitos individuais como foco central.
D - Anti-hedonista: O termo "hedonismo" refere-se à busca do prazer como um dos principais objetivos da vida. O utilitarismo é, de fato, hedonista em certo sentido, uma vez que busca maximizar o prazer ou felicidade. Portanto, descrever a ética utilitarista como anti-hedonista não seria correto.
Portanto, a alternativa consequencialista é a que melhor define a abordagem da ética utilitarista de Bentham, que avalia a moralidade com base nos resultados das ações.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O consequencialismo é uma doutrina do âmbito da filosofia moral e da ética que afirma que o valor moral de um ato é determinado exclusivamente por suas consequências. Sua visão é que não se deve preocupar com as ações e seus valores no passado, tendo em vista que nada se pode fazer a respeito do que já passou, mas que deve-se, antes, buscar olhar para frente, para o futuro, tomando como motivação a escolha de ações que maximizem suas boas consequências e que reduzam ao máximo suas más consequências. Seu principal representante na filosofia moral e na ética é, certamente, o utilitarismo, de modo a tornar-se um paradigma do consequencialismo.
FONTE:
https://www.infoescola.com/filosofia/consequencialismo/
Hedonismo= busca pelo prazer sensorial
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo