Ao Poder Legislativo compete acompanhar a execução orçamentá...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2288562 Direito Constitucional
Ao Poder Legislativo compete acompanhar a execução orçamentária e financeira e, ainda, contribuir com o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade, com o auxílio do Tribunal de Contas. No âmbito estadual cabe diretamente à Assembleia Legislativa Estadual julgar, anualmente, as contas prestadas 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

1) Enunciado da questão

Exige-se conhecimento acerca do Poder Legislativo na Constituição Federal.

2) Base constitucional (Constituição Federal de 1988)

Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo;

3) Base jurisprudencial

É inconstitucional norma de Constituição Estadual que amplia as competências de Assembleia Legislativa para julgamento de contas de gestores públicos, sem observar a simetria com a Constituição Federal, por violação aos arts. 71, II, e 75 da CF/1988. (ADI 6981 / SP DJE publicado em 09/01/2023. Divulgado em 19/12/2022)

3) Exame do enunciado e identificação da resposta

Consoante a jurisprudência do STF, é inconstitucional norma de Constituição Estadual que amplia as competências de Assembleia Legislativa para julgamento de contas de gestores públicos. Estas serão julgadas pelo Tribunal de Contas.

Assim, de acordo com o art. 49, IX, da CF/88, é da competência exclusiva do CN julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e por simetria, cabe à Assembleia Legislativa julgar as contas do Governador.

Resposta: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Fixação da seguinte tese de julgamento: “É inconstitucional norma de Constituição Estadual que amplia as competências de Assembleia Legislativa para julgamento de contas de gestores públicos, sem observar a simetria com a Constituição Federal, por violação aos arts. 71, II, e 75 da CF/1988”. ADI 6981 / SP DJE publicado em 09/01/2023. Divulgado em 19/12/2022

De acordo com a CF, art. 49, IX, é da competência exclusiva do CN julgar anualmente as contas prestadas pelo PR e por simetria, cabe à Assembleia Legislativa julgar as contas do Governador.

A Constituição do Estado deve prever que as contas do Governador serão julgadas pela Assembleia Legislativa. Quem julga as contas das demais autoridades e administradores de recursos públicos? O Tribunal de Contas. Nas demais hipóteses, inclusive quanto aos Poderes Legislativo e Judiciário, a competência para julgar é do Tribunal de Contas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo