Na comunicação humana podem ocorrer três tipos de barreiras...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: IESES Órgão: CRA-SC Prova: IESES - 2017 - CRA-SC - Agente Administrativo |
Q861184 Administração Geral
Na comunicação humana podem ocorrer três tipos de barreiras, as barreiras pessoais, físicas e semânticas. É exemplo de barreira física:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - Distância

Vamos entender melhor o tema abordado na questão. A comunicação humana pode encontrar diversas barreiras que dificultam a transmissão e o entendimento da mensagem. Essas barreiras podem ser classificadas em pessoais, físicas e semânticas.

Barreiras pessoais: Estão relacionadas às características individuais de quem está se comunicando. Exemplos incluem emoções, motivações e preconceitos. Essas características podem influenciar diretamente como a mensagem é enviada ou recebida.

Barreiras físicas: Referem-se aos obstáculos no ambiente que podem atrapalhar a comunicação. Isso inclui ruído, distância, problemas técnicos (como falhas em equipamentos) e qualquer outro fator físico que impeça a mensagem de ser transmitida de forma clara.

Barreiras semânticas: Envolvem o significado das palavras e frases usadas na comunicação. Podem ocorrer devido a interpretações diferentes de palavras ou expressões, uso de jargões e ambiguidade na mensagem.

A alternativa A - Distância é a correta porque a distância é um fator físico que pode dificultar a comunicação. Quando os comunicadores estão longe um do outro, podem surgir problemas como atraso na transmissão da mensagem, dificuldade de entender o tom de voz, entre outros.

As outras alternativas não se referem a barreiras físicas:

  • B - Emoções: Relacionam-se às barreiras pessoais.
  • C - Interpretação de palavras: Ligada às barreiras semânticas.
  • D - Motivações: Também relacionadas às barreiras pessoais.

Espero que essa explicação tenha ajudado a compreender melhor o tema das barreiras na comunicação e como identificá-las. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposiç��o!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. A

Gab A

De acordo com Chiavenato (2009) existem três tipos de barreiras comunicativas:

Barreiras pessoais: influenciam nas barreiras pessoais certos hábitos falhos na hora de ouvir, envolvendo emoções e outros tipos de sentimentos pessoais. Estas barreiras, como denominado pelo próprio nome, são pessoais, ou seja, singulares e distintas a cada pessoa.

Barreiras físicas: interferências físicas que ocorrem dentro do ambiente de comunicação. Ruídos no ambiente externo, uma janela que se abre no decorrer da conversa, a distância física entre a fonte e o destinatário, interferências na comunicação por aparelhos móveis, etc.;

Barreiras semânticas: limitações e distorções da comunicação feita através de símbolos – como gestos, sinais, etc. – que podem ter diferentes sentidos para cada pessoa, distorcendo o real significado da mensagem inicial.

 a) Distância.  (FÍSICA)

 b)Emoções.  (PESSOAIS)

 c) Interpretação de palavras.  (SEMÂNTICA)

 d)Motivações. (PESSOAIS)

Barreiras: 

Conceito: São os problemas que interferem na comunicação e a dificultam. São “ruídos” que prejudicam a eficácia comunicativa. As barreiras gerais ou comuns poder ser de natureza mecânica, fisiológica, semântica ou psicológica.


Barreiras Mecânicas: Estão relacionadas com os aparelhos de transmissão, como o barulho, ambientes e equipamentos inadequados que podem dificultar ou mesmo impedir que a comunicação ocorra. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.


Barreiras Fisiológicas: Dizem respeito aos problemas genéticos ou de malformação dos órgãos vitais da fala. A surdez, a gagueira e não-articulação fonética são exemplos possíveis.


Barreiras Semânticas: São as que decorrem do uso inadequado de uma linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados. Isto é, os códigos empregados não fazem parte do repertório do conhecimento em determinado ambiente comunicacional.


Barreiras Psicológicas: São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada. Estão relacionadas com atitudes, crenças, valores e a cultura das pessoas. São percepções equivocadas de acordo com determinadas experiências e distintos marcos de referência.

Gab. A

Distância é exemplo de barreira física.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo