Aponte qual abordagem contemporânea da administração entende...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: UNESPAR Órgão: UNESPAR Prova: UNESPAR - 2023 - UNESPAR - Administrador |
Q2234704 Administração Geral
Aponte qual abordagem contemporânea da administração entende a empresa como um conjunto de partes inter-relacionadas e interdependentes dispostas de maneira que produza um todo unificado:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para responder à questão faz-se necessário conhecimento em Administração, mais especificamente em Abordagem Sistêmica.
Vamos às explicações.
De acordo com Bertalanffy (1977, p. 57), o criador da Teoria do Sistema Geral - TGS, sistema é o conjunto de unidades em inter-relações mútuas. Para Morin (1977, p. 99) o sistema é uma inter-relação de elementos que constituem uma entidade ou unidade global.
A noção de sistema não é uma descoberta recente. Há muito tempo que os únicos instrumentos úteis à disposição eram os velhos preceitos de René Descartes: dividir e examinar o problema por parcelas e começar metodicamente pelas mais simples, ascendendo, por partes menores, até as questões mais complexas.
Essa abordagem, conhecida por abordagem clássica, analítica ou também cartesiana, concentrou-se no estudo dos elementos em si, dos elementos enquanto individualidades. O sistema em estudo era decomposto em partes menores e mais simples, que eram descritos profundamente. O elemento, ou parte menor era assim separado do contexto de outros objetos e isolado do observador. Com base nesse paradigma, cada área específica do conhecimento humano teve o seu objeto básico de estudo, cada vez menor e cada vez mais decomposto. A Física teve o átomo, a Biologia, a célula, etc.
A abordagem sistêmica parte do pressuposto de que qualquer sistema é composto por elementos interdependentes que se relacionam entre si, sendo o estudo dessas relações fundamental para entender o comportamento do sistema como um todo.
A abordagem sistêmica pode ser usada em diversas situações, por exemplo, a resolução de problemas complexos, na gestão de projetos, no planejamento estratégico e na compreensão das relações entre indivíduos e organizações, dentre outras. Essa abordagem permite uma visão mais ampla e integrada dos sistemas em que estamos inseridos, o que pode levar a melhores soluções e mais sustentáveis.
Posto isso, a alternativa correta é a letra “E", uma vez que, na Abordagem sistêmica, entende-se que a empresa é como um conjunto de partes inter-relacionadas e interdependentes dispostas de maneira que produza um todo unificado. Dessa forma a abordagem sistêmica parte do pressuposto de que qualquer sistema é composto por elementos interdependentes que se relacionam entre si para produzir um todo.

Gabarito do Professor: Letra “E".

Fonte: BERTALANFFY, L. V. Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 1977.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 3ª Edição. S. Paulo: McGraw-Hill do Brasil.1983.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

letra E

gab: E

°ABORDAGEM SISTÊMICA - Bertalanffy

Visão de Homem Funcional com ênfase no Ambiente

As organizações estão em constante relacionamento com o ambiente externo. Mostrou que não existem soluções perfeitas e expandiu as fronteiras da organização. Rompeu com os paradigmas das teorias administrativas anteriores e trouxe uma nova forma de interpretação das organizações.

Sistemas são abertos e são conjuntos de parte ou elementos, interdependentes, que forma um TODO COMPLEXO (VISÃO GLOBAL, HOLÍSTICA, EXPANSIONISTA, INTEGRADA).

·        Com esses três princípios – expansionismo, pensamento sintético e teleologia –, a Teoria Geral de Sistemas (TGS) proporcionou o surgimento da Cibernética e desaguou na Teoria Geral da Administração redimensionando totalmente suas concepções. Verdadeira revolução no pensamento administrativo. Enquanto a Administração Científica enfatizou o conceito de homo economicus, a teoria sistêmica, dentro da cibernética, criou o conceito de homo digitalis.

Acaba levando a teoria das contingências - Quando um indivíduo se comporta em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se com os demais indivíduos como um sistema aberto, ele representa um homem funcional

GAB E

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS (ABORDAGEM SISTÊMICA)

  • Autor: Bertalanffy;
  • Ênfase: Ambiente;
  • Concepção do Homem: Homem Funcional (Conceito de homem funcional: é aquele que se comporta em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se com os demais indivíduos como um sistema aberto).
  • Características: As organizações influenciam e sofrem influência do ambiente; Interdependência das partes; Homeostasia; Entropia; Sinergia e Resiliência.

...........................................................................................................................................

FONTE: MEUS RESUMOS

OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

"E: Abordagem sistêmica"

Essa abordagem vê a empresa como um sistema de partes inter-relacionadas e interdependentes que trabalham juntas para formar um todo unificado.

Resumo das outras:

  • A: "Abordagem contingencial" foca em adaptar a gestão às condições externas.
  • B: "Abordagem cultural" está centrada nas normas e valores dentro da organização.
  • C: "Abordagem clássica" foca na eficiência e estrutura organizacional.
  • D: "Abordagem humanística" coloca ênfase nas relações humanas e bem-estar dos funcionários.

ABORDGEM CONTIGENCIAL É OUTRA BEM COBRADA EM CONCURSOS...

A Abordagem Contingencial ou Teoria da Contingência enfatiza que não há uma única forma "correta" de gerenciar ou organizar. Em vez disso, o método mais eficaz de gestão ou de organização depende de vários fatores externos e internos, ou "contingências." Esses fatores podem incluir o ambiente de negócios, a tecnologia utilizada, o tamanho da organização, as pessoas envolvidas e suas relações, entre outros.

Essa abordagem sugere que os gestores devem avaliar todas as variáveis relevantes de uma situação específica para determinar qual abordagem de gestão, estilo de liderança ou estratégia será mais eficaz. Por exemplo, um estilo de liderança autoritário pode ser eficaz em uma situação de crise, mas não em uma equipe de profissionais altamente qualificados e motivados que valorizam a autonomia.

A Abordagem Contingencial é considerada mais flexível em comparação com outras abordagens da administração, pois ela permite adaptar práticas de gestão para atender às necessidades específicas de diferentes situações. Em resumo, ela foca na adaptabilidade e na análise situacional para encontrar a "melhor" forma de agir em cada contexto específico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo