Com relação à crise de 1929 e seus desdobramentos no Brasil,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q411970 História
Com relação à crise de 1929 e seus desdobramentos no Brasil, julgue os itens subsecutivos.

No Brasil, a crise de 1929 ocasionou uma drástica redução do preço do café, o que gerou a fragilização das estruturas de poder que sustentavam a República Velha.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para compreender os efeitos da crise de 1929 no Brasil, é fundamental considerar o impacto na economia e na estrutura política do país naquela época. A crise mundial afetou significativamente o mercado de commodities, incluindo o café, que era o principal produto de exportação brasileiro.

Redução do Preço do Café: Com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, houve uma drástica diminuição na demanda por café. Isso levou a uma queda nos preços do produto, prejudicando gravemente a economia brasileira, que era fortemente dependente das receitas das exportações de café.

Fragilização das Estruturas de Poder: A crise financeira gerada pela baixa nos preços do café abalou as bases da República Velha. O poder político naquela época era largamente controlado pelas oligarquias cafeeiras, especialmente de estados como São Paulo e Minas Gerais. Com a queda da receita do café, esses grupos perderam muito de seu poder econômico e, consequentemente, influência política.

Portanto, a alternativa correta é C - certo, visto que a crise de 1929 realmente ocasionou uma significativa redução do preço do café e, como resultado, contribuiu para a fragilização das estruturas de poder que sustentavam a República Velha no Brasil.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Realmente, a crise da quebra da Bolsa de NY ocasionou uma drástica redução do preço de café, gerando a crise do café, no Brasil. Tal crise econômica levou-a a uma crise política entre as oligarquias de SP e MP ( Revolução de 1930 ) 

CORRETO

Foi por conta da crise de 1929 que gerou a queda das oligarquias pois o Brasil era o maior exportador de café da europa, e quando ocorreu a crise, os EUA cortam compra do café , gerando uma brusca queda do preço ( oferta e demanda ).

- no momento da crise,o brasil era governado por Washington Luís ( SP ), ele ficou preocupado e achou que um mineiro não seria bom pra resolver esse problema que o Brasil estava enfrentando, então,  ao invés de indicar um mineiro como era combinado pela política do café com lei - alternância de MG e SP- indica outro Paulista , Júlio Prestes, Rompendo e assim com a Política do café com leite.

CERTO=

1929 CRISE DO CAFÉ

1930 INÍCIO DA ERA VARGAS

15 ANOS NO PODER.

A crise econômica mundial desencadeada com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, ocasionou uma drástica redução do preço do café, o que gerou a fragilização das estruturas de poder que sustentavam a República Velha.

A partir de 1930, com a chamada Revolução de 30, comandada por Getúlio Vargas, o poder relativo dos cafeicultores seria bastante reduzido.

Resposta: Certo

GAB C

Reforçando :

A Revolução de 1930 foi motivada pelo rompimento da política do café com leite, tendo sido eleito um presidente paulista em vez de um presidente mineiro. Em resposta, um grupo de militares depôs o presidente Washington Luis e transferiu o poder político a Getúlio Vargas. Gab c 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo