Em 1906, a preocupação com uma votação mais prática já exist...
Em 1906, a preocupação com uma votação mais prática já existia... (L.46-47)
O termo sublinhado desempenha função sintática de
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B
Adjunto Adnominal: acompanha o núcleo sintático. Ex.: comprou um novo apartamento. Sujeito: ele; núcleo: Apartamento. Adjunto Adnominal: um novo.
*Trata-se de um praticante da ação ou sua função principal é caracterizar um SUBSTANTIVO, concreto ou abstrato, o termo preposicionado é o agente a ser determinado, traz uma ideia de posse ou qualidade. Ex.: anel de ouro, anel de Maria é de ouro. CFO/MG 2020.
Complemento Nominal: em teoria seria o objeto indireto dos nomes. Não tem sentido de posse. Pode vir ligado a um substantivo, advérbio ou adjetivo, mas refere-se a algo abstrato, completa também adjetivos e advérbios. SEMPRE ligado por PREPOSIÇÃO. Ex.: Cecília tem orgulho da filha. Substantivo, adjetivo ou advérbio; abstrato e paciente. CFO/MG 2020.
* Amor de mãe será adjunto (locução adjetiva), e amor à mãe será complemento.
* O item de referência Não é substantivo? Então temos complemento nominal. Não tem preposição? Então temos o adjunto adnominal. Não é abstrato? Então temos complemento nominal. Ele está sofrendo uma ação, ele é passivo? Se sim, então ele é complemento nominal.
Adjunto Adverbial: se se referir a um verbo será advérbio (classe), mas se fizer referência a um termo (função sintática) será adjunto adverbial. CFO/MG 2017.
* Diferente do predicativo do sujeito, o adjunto estará dentro do mesmo termo a que se referir. Sujeito ou predicado. A bela Ana saiu. João via a bela Ana. Ana saiu bela (predicado do sujeito).
Resumo:
Adjunto Adnominal: substantivo concreto e substantivo abstrato (ideia de agente ou posse sobre o referente). Ex.: viu a queda do ônibus.
Complemento Nominal: adjetivo, advérbio, substantivo abstrato (ideia de paciente, vem de verbo transitivo). Ex.: falava mal do vereador. Ex.: senti necessidade de apoio do grupo. - Necessidade é substantivo abstrato, que demanda complemento e sofre a ação ou recebe o apoio.
Gabarito B: Preocupação (substantivo abstrato). Ligado por preposição (com). Ideia de paciente.
Preocupação é um substantivo abstrato derivado do verbo "preocupar", ocorrendo uma derivação imprópria dada a mudança da classe gramatical da palavra.
Logo, complemento nominais só se ligam a Subs Abstratos, Adjetivos e Advérbios
#Pertencerei PRF-RJ
Lembrando que tanto complemento nominal quanto adjunto adnominal podem vir preposicionados ou acompanhados de substantivos abstratos, portanto, não são referenciais para você diferenciá-los.
O adjunto adnominal é todo termo sintático da oração que pode caracterizar, determinar, modificar, especificar ou restringir um substantivo.
Esse termo pode ser representado por:
1) um artigo: O carro parou.
2) um pronome adjetivo: Encontrei meu relógio.
3) um numeral adjetivo: Recebi a segunda parcela.
4) um adjetivo: Tive ali grandes amigos.
5) uma locução adjetiva: Tenho uma mesa de pedra.
O complemento nominal é sempre precedido de preposição e completa o sentido de substantivos, adjetivos e advérbios que apresentam transitividade.
Observe os exemplos a seguir:
1) complemento nominal de um substantivo:
Você fez uma boa leitura do texto.
2) complemento nominal de um adjetivo:
Você precisa ser fiel aos seus ideais.
3) Complemento nominal de advérbio:
Você mora perto de Maria.
O adjunto adnominal formado por uma locução adjetiva pode ser confundido com o complemento nominal. Normalmente não haverá dúvida, pois, o adjunto adnominal é constituído de vocábulo de valor restritivo que caracteriza o núcleo do termo de que faz parte. Já o complemento nominal é termo que completa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo