Nesse caso, é indicada uma dieta por via oral de consistênci...
direcionada a um paciente de 65 anos, portador de doença pulmonar
obstrutiva crônica descompensada. Apresenta dispneia aos
pequenos esforços e tosse persistente. Faz uso de broncodilatador
e a oxigenoterapia contínua. Seu peso é de 50 kg, sua estatura, de
165 cm; prega cutânea triciptal e a circunferência muscular do
braço indicam depleção grave e albumina sérica limítrofe.
A respeito dessa situação, julgue os itens de 49 a 53.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - errado.
Para compreender por que a afirmação está errada, vamos analisar o caso clínico do paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), apresentando dispneia aos pequenos esforços, tosse persistente, depleção nutricional grave e albumina sérica limítrofe. Esses fatores indicam um estado de saúde fragilizado, necessitando de uma intervenção nutricional cuidadosa.
Em pacientes com DPOC, a nutrição desempenha um papel crucial na manutenção da força muscular respiratória e no suporte geral do estado nutricional. Devido à dispneia, comer pode ser uma tarefa difícil, o que pode levar à ingestão alimentar inadequada. Isso se agrava ainda mais pela depleção grave de massa muscular observada nos dados antropométricos do paciente.
Uma dieta por via oral de consistência normal pode não ser a escolha mais apropriada, uma vez que a dispneia pode dificultar a mastigação e a deglutição eficazes. Assim, é frequente a indicação de dietas de consistência modificada, como liquidas ou pastosas, que são mais fáceis de consumir e podem ajudar a garantir que o paciente receba a nutrição necessária sem sobrecarregar a respiração.
Além disso, a intervenção nutricional deve considerar a suplementação calórica e proteica, visando a preservação e o aumento da massa magra, essenciais para a função respiratória. Monitoramento rigoroso e possível uso de suplementos nutricionais específicos são recomendados.
Portanto, a sugestão de uma dieta de consistência normal para este paciente não leva em conta as dificuldades respiratórias e nutricionais, tornando a alternativa incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A dieta deve ser Branda.
Se o paciente está dispneico aos pequenos esforços, imagina para se alimentar... sem falar que com tosse, o paciente tem maior risco de bronco aspirar. Acredito que seja nutrição enteral pós-pilórica
Dieta branda ou pastosa
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo