As interações entre um fármaco e o corpo são divididos em du...
As interações entre um fármaco e o corpo são divididos em duas classes. As ações do fármaco no corpo são denominadas processos farmacodinâmicos e as ações do corpo sobre o fármaco são denominadas processos farmacocinéticos. A respeito dessas interações, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
Esta questão aborda conceitos fundamentais de Farmacologia, especificamente as interações entre fármacos e receptores. Entender a diferença entre agonistas e antagonistas, e como cada um deles atua nos receptores, é essencial. O conhecimento necessário inclui a compreensão de termos como agonista total, agonista parcial, e antagonista.
Alternativa Correta: B
A alternativa B está correta. Os antagonistas farmacológicos competem com os agonistas pelo mesmo receptor e previnem sua ligação. Isso significa que, quando um antagonista se liga a um receptor, ele impede que outras moléculas, como os agonistas, se liguem no mesmo local, bloqueando assim a resposta que seria produzida pelo agonista.
Análise das Alternativas Incorretas:
A: Esta alternativa está incorreta porque antagonistas não ativam os receptores; eles os bloqueiam. É papel dos agonistas ativar os receptores e provocar um efeito.
C: A alternativa apresenta um erro ao afirmar que um agonista parcial pode ativar os receptores na sua capacidade máxima. Na realidade, mesmo quando satura os receptores, um agonista parcial não consegue evocar a resposta máxima que o sistema poderia produzir.
D: Um agonista total é capaz de evocar uma resposta máxima ao se ligar aos receptores. A afirmação de que ele não evoca uma resposta máxima não está correta.
E: A alternativa é incorreta ao sugerir que antagonistas irreversíveis podem ser facilmente deslocados por agonistas. Antagonistas irreversíveis se ligam de forma permanente ou por um período prolongado, e não são facilmente deslocados.
Conclusão:
Esta questão requer uma compreensão clara das diferenças entre os tipos de ligantes e suas ações sobre os receptores. Problemas como este ajudam a solidificar o entendimento sobre como fármacos interagem com o corpo, essencial para qualquer profissional na área de farmacologia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fármacos antagonistas ligam-se ao receptor e o ativam provocando o efeito.
Os antagonistas farmacológicos, ao se ligarem a um receptor, competem e previnem a ligação por outras moléculas.
Um fármaco agonista parcial quando administrado em concentrações suficientes, satura os receptores e os ativam em extensão máxima de capacidade do sistema.
Um fármaco agonista total liga-se aos receptores, mas não evoca uma resposta máxima tão evidente, não importando sua concentração.
Alguns fármacos antagonistas ligam-se fortemente ao sítio receptor de modo irreversível, mas podem ser facilmente deslocados pelo aumento da concentração do agonista.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo