Richard Rorty foi um filósofo pragmatista estadunidense. A s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2004446 Filosofia
Richard Rorty foi um filósofo pragmatista estadunidense. A sua principal obra é A Filosofia e o Espelho da Natureza. A filosofia fundacional é o resultado, para Rorty, da união de três ideias.
Que ideia faz parte da filosofia fundacional caracterizada por Rorty?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - A ideia de filosofia como pesquisa e posse dos fundamentos do conhecimento. Vamos entender o motivo.

Richard Rorty foi um importante filósofo pragmatista, e sua obra principal, A Filosofia e o Espelho da Natureza, critica algumas tradições filosóficas ocidentais. Ele aborda a filosofia fundacional, que consiste na busca pela verdade absoluta e pelos fundamentos do conhecimento. Rorty critica essa visão, argumentando que a filosofia não deve se preocupar em encontrar uma base certa e estável para o conhecimento, mas sim focar em práticas de conversa e soluções para problemas práticos.

Alternativa C: A ideia de filosofia como pesquisa e posse dos fundamentos do conhecimento é uma característica central da filosofia fundacional criticada por Rorty. Segundo ele, essa busca por fundamentos absolutos é ilusória, pois o conhecimento é mais sobre conversação e consenso, e menos sobre encontrar verdades imutáveis.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A: A ideia da natureza como possibilidades infinitas de experiência não se relaciona diretamente com a crítica de Rorty à filosofia fundacional. Embora a ideia de inúmeras possibilidades possa se alinhar com o pragmatismo, ela não é central na crítica ao fundacionalismo que Rorty faz.

Alternativa B: A ideia da mente como sistema aberto também não é um ponto que Rorty utiliza para criticar a filosofia fundacional. Essa visão pode ser mais associada a teorias contemporâneas de mente e consciência, mas não ressoa com a crítica de Rorty ao fundacionalismo.

Alternativa D: A ideia da mente como abertura de novos paradoxos não corresponde à crítica de Rorty à filosofia fundacional. Novos paradoxos podem surgir de várias abordagens filosóficas, mas não são um elemento central na obra de Rorty sobre a crítica ao fundacionalismo.

Espero que essa explicação tenha clarificado o tema abordado na questão e a razão pela qual a alternativa C é a correta. Se houver mais dúvidas ou se precisar de mais esclarecimentos, fique à vontade para perguntar.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo